02 MAI 2023
SAÚDE
Secretaria de Saúde participa da “8ª Mostra Experiências Exitosas - Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS!” e tem cinco trabalhos selecionados para concorrer para a Mostra Nacional.
Boas práticas aplicadas em Maracaju, servem de referência para ações em outros municípios.

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou da “8ª Mostra de Experiências Exitosas do Estado de Mato Grosso do Sul, aqui tem SUS”, o evento é organizado pelo COSEMS/MS, Conselho de Secretarias de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo da “8ª Mostra” é propiciar o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS); estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando a garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde

Na 8ª Mostra foram inscritos 87 (Oitenta e sete) trabalhos de diversos municípios do estado. Dos 87 (Oitenta e sete) inscritos, 18 (Dezoito) foram selecionados para apresentação presencial, no dia 5 de maio, na 8ª Mostra Experiências Exitosas - Mato Grosso do Sul, realizada em Campo Grande.

A Secretaria de Saúde de Maracaju apresentou 7 (Sete) trabalhos de experiências exitosas, sendo 5 (Cinco) selecionados para a apresentação presencial. São eles: Monitoramento Vacinal: Em busca da melhor proteção – Maracaju-MS, Bem Crescer – Intervenção Precoce com bebês de 0 a 18 meses; Ações Inovadoras desenvolvidas em parceria no Programa Saúde na Escola; Descentralização e Implantação de Rede de Assistência a pacientes com HIV/AIDS; e Tratamento de Feridas Crônicas complexas: um desafio para o SUS na promoção da saúde.

“É muito especial para nós esse resultado. Retrata a dedicação dos profissionais da saúde e o compromisso e profissionalismo com tudo que temos gerado para a população através dos serviços de saúde pública. Fico muito grato por todos os profissionais que enviaram seus trabalhos e relataram seus resultados de experiências exitosas. Fica já o compromisso de nos prepararmos para a próxima edição de Mostra com mais experiências exitosas, visto que temos muito potencial e a saúde de Maracaju é exemplar em todos os aspectos”, relatou o Secretário de Saúde de Maracaju Thiago Caminha.

A seleção foi feita pelos Presidentes dos COSEMS de Pernambuco - Artur Belarmino de Amorim, Rio Grande do Sul – Diego Espíndola de Ávila; Sergipe – Elisonia Moura Lisboa; Piauí – Leopoldina Cipriano Feitosa; Tocantins – Rondinelly da Silva e Souza; Sergipe – Rosiane Gomes Souza e Ceará – Sayonara Moura de Oliveira.

Dos 18 (dezoito) trabalhos apresentados na etapa Estadual, 6 (seis) serão selecionados e irão à etapa Nacional, que acontecerá durante o XXXVII Congresso do CONASEMS, a ser realizado entre os dias 16 e 19 de julho, em Goiânia (GO).

Para conhecer ou acompanhar os serviços e divulgação dos resultados. Acesse: https://cosemsms.org.br/