01 FEV 2024
SAÚDE
Com crescimento de casos, Prefeitura de Maracaju reforça ações de combate ao Aedes Aegypti.
Atualmente há uma tendência de crescimento de casos em todos país.
A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de Combate à Dengue no município, devido ao aumento no número de casos notificados da doença em todo o país. A cidade já contabiliza 135 (Cento e trinta e cinco) casos notificados nas primeiras 4 semanas de 2024.

Com isso o Departamento Municipal de Endemias vem intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, direcionando os Agentes de Endemias para as regiões da cidade com maior Índice de Infestação e casos notificados.  Com o objetivo de cortar a cadeia de transmissão do vírus, vem sendo realizados ações de eliminação de criadouros que possam acumular água, orientações sobre os métodos para evitar que o mosquito se prolifere e bloqueio químico executando borrifação com equipamento costal motorizado. É importante que a população receba os agentes de endemias em suas residências e ouçam suas orientações. Todos os agentes estão uniformizados e quaisquer dúvidas a população pode entrar em contato no Departamento de Endemias através do telefone: 67 3454-4862.

Entretanto, o apoio da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti, todos devem manter seu quintal limpo, não deixar objetos que possam acumular água em locais descobertos, manter a caixa d’água vedada e verificar se não tem água parada nas calhas, não jogar lixo nas ruas ou terrenos baldios, verificar os vasos de plantas e lavar pelo menos 1 vez por semana os bebedouros dos animais domésticos são algumas das medidas que todos devem ter para evitar que enfrentemos uma epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya este ano em nosso município.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação