30 JUN 2015
Comissão de Executiva de Cultura participa de Seminário em Dourados

A Comissão Executiva para Implantação do Sistema Municipal de Cultura de Maracaju e Gestores de cultura de 14 municípios do Estado se reuniram em Dourados para mais uma etapa do 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (PROSIMC), realizado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), com o intuito de debater e impulsionar a estruturação da política para a cultura em Mato Grosso do Sul.

O secretário da Sectei, Athayde Nery, fez a abertura do dia de trabalho lembrando que “esse é o primeiro passo para a consolidar a inclusão institucional da cultura”. Para ele, essa é a hora de se deixar de ver a cultura como um mero acessório e para isso é necessário que cada um dos municípios se aproprie da cultura da sua região, do seu estado. “Nossa proposta é construir uma política pública de Estado para o setor. Muito diferente da política de governo existente até aqui.”

O projeto será desenvolvido em duas etapas entre 2015 e 2016. A primeira, que está sendo realizada agora, quer fomentar a criação e implementação dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, a elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e a constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura.

Jussara Ferreira Diretora Presidente da Fundação de Cultura falou que em Maracaju está sendo tudo feito de acordo com que a lei exige. “ O mais importante é que temos o apoio da  administração  para a implantação do Sistema de Cultura em Maracaju, e estamos no caminho certo, e com certeza quem ganha com isso e a cultura e a sociedade como um todo” Disse Jussara.

Fonte: Secretaria de Cultura/Assessoria de Imprensa

Foto: Secretaria de Cultura