O evento abordou temas como: Qual a relevância deste conselho junto à sociedade civil ao Poder Público e às pessoas com deficiência? Quais as atribuições legais do Conselho? Autonomia? E as habilidades?
Na última segunda (05) e terça-feira (06) contando com o apoio da Prefeitura de Maracaju ocorreu no Salão do Conviver a 1º Capacitação dos Conselheiros, Gestores e Líderes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O evento que contou com a Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência do Governo do Estado, Telma Nantes, trouxe uma importante prévia sobre a Lei Brasileira de Inclusão – LBI, abordando o tema de uma maneira que busca vencer o preconceito e as barreiras arquitetônicas e atitudinais sobre a luta pelos direitos dos PCD’s – Pessoas com Deficiência.
De acordo com o Professor Edivaldo Ramos, Especialista em Conselhos sobre tema, é fundamental que conselheiros e demais envolvidos, tomem ciência da função do conselheiro como Agente Público.
“Também é fundamental conhecer as subdivisões enquanto políticos, honoríficos, delegados, credenciados, administrativos, administrativos especiais e militares, bem como conhecer os princípios constitucionais e os infraconstitucionais e esses foram alguns temas abordados: supremacia do interesse público, presunção e legitimidade, isonomia e igualdade, motivação entre outros foi também abordado sobre os direitos e deveres do conselheiro, sua conduta e ética moral enquanto sujeito público.” Afirmou o Professor Edivaldo Ramos.
Também houve um breve momento de interação para a apresentação dos conhecimentos e trabalhos, complementando com a visita nas rádios locais no dia 07-12.
Participaram do evento o Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha, Presidente do CMDPC Maire Lucia Romão Alves Martins, Conselheiros Municipais e servidores públicos ligados a Saúde, Educação e Assistência social.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável