10 JAN 2024
SAÚDE
Janeiro Branco: Prefeitura de Maracaju lidera diversas ações para o cuidado com a saúde mental.
Ações são realizadas dentro da Secretaria Municipal de Saúde e diversas outras pastas, beneficiando servidores, mas também a comunidade em geral

A Prefeitura de Maracaju vem a público informar e destacar as principais ações voltadas à saúde mental neste Janeiro Branco, mês de conscientização sobre a Saúde Mental.

As ações ocorrem durante todo o ano, fornecidas de forma gratuita tanto para servidores públicos, demonstrando a preocupação com o tema dentro do próprio “Poder Público”, quanto para a comunidade em geral através de Projetos e Programas Sociais, para isso, envolve diversas secretarias além da própria Secretaria de Saúde.

Dentro da área da saúde, por exemplo, foca-se na saúde do corpo e da mente, já que o “mix” dos mesmos, proporciona bons resultados, já cientificamente comprovados na questão da temática da saúde mental, confira um resumo das atividades e para mais informações ligue no (67) 3454-1320.

Ações da Secretaria Municipal de Saúde

Academia de Saúde: Visando a promoção da saúde física e mental são ofertados diversos serviços, bem como: grupo de saúde mental com psicólogo, aulas de pilates, funcional, alongamento e fortalecimento com profissionais de educação física. São ofertadas aulas específicas para gestantes e pessoas com síndrome de manguito. Com atividades que funcionam, inclusive, fora do horário de expediente da prefeitura.

Programa Bem Crescer: Atendimento de estimulação precoce em bebês de 0 a 18 meses que apresentam sinais de risco para o desenvolvimento, com profissionais da saúde.

No CAPS – Centro de Atenção Psicossocial ocorrem diversas ações:

Objetivando o atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, esteja o indivíduo em crises ou nos processos de reabilitação psicossocial. Acompanhamento com psicólogas, assistente social, enfermeira, médica e oficineira.

Além disso, é ofertado o ATENDIMENTO PSICOLÓGICO é ofertado aos indivíduos que recebem encaminhamento do médico de sua unidade de saúde. O atendimento é ofertado inclusive a pessoas que residem em locais distantes da cidade, como em zonas rurais, por meio do atendimento online.

Também ocorrem os GRUPOS DE SAÚDE MENTAL, entre eles o “ReAcreditar”, com psicólogo no local da Academia da Saúde e “Grupo da Amizade”, com psicólogo no espaço cedido do conviver em Vista Alegre. O grupo é destinado a qualquer interessado maior de 18 anos.

As UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UBS e Equipes de Estratégia de Saúde da Família também atuam na área, em todas as unidades de saúde há profissionais de prontidão para o acolhimento de demandas de saúde física e mental.

Os profissionais da saúde contam com APOIO A SAÚDE MENTAL, são realizados grupos de saúde mental com psicóloga, nas Unidades Básicas de Saúde, visando trabalhar as subjetividades que envolvem o trabalho no campo da saúde.

Também ocorrerão AÇÕES DA CAMPANHA “JANEIRO BRANCO: SAÚDE MENTAL ENQUANTO HÁ TEMPO” – 2024.

- A ação que marcará a abertura da campanha acontecerá no dia 12/01, às 16:30h, contando com atividades ao ar livre que acontecerá no pátio da Academia da Saúde, sendo ofertadas pela profissional de Educação Física e Psicóloga.

- Acontecerão palestras sobre saúde mental ao longo do mês de janeiro nas unidades de saúde.

- Ao longo do ano, acontecerão atividades com servidores públicos de diversos setores, destinado à reflexão sobre os cuidados com a saúde mental. As secretarias que darão início serão as Secretarias de Obras e Desenvolvimento.

- Realização de palestras em empresas privadas.

Além disso, também ocorrem, por parte de outras secretarias, programas e projetos que contribuem para a prevenção da saúde mental, no município, por meio das secretarias.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE - Diversas Escolinhas de diferentes modalidades esportivas, trabalhando na ocupação saudável de crianças, jovens e adultos;

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA - Diversas oficinas de diferentes modalidades culturais, trabalhando na ocupação saudável de crianças, jovens e adultos;

COORDENADORIA DA MULHER - Acompanhamentos psicológico para vítimas de violência doméstica e oficinas e cursos para geração de renda.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:

• Projeto a hora é agora! Fala que escuto!

• Aprendendo sobre valores! Não faça com o outro o que dói em você!

• Conexões que transformam!

• Projeto Pais Presentes, filhos excelentes!

• Proerd - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

• Projeto "de Sorrisos Maiores"

• Programa Diálogos Socioemocionais

• PSE - Programa Saúde na Escola