Com panfletagem, roda de conversa e aulão de dança, foi assim que Maracaju encerrou o mês de agosto, mês especial, com o Programa Agosto Lilás.
Os organizadores do evento, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, que tiveram o apoio da Primeira-Dama Leila Gonçalves. Durante este mês levaram a campanha através de palestra , teatro, roda de conversa em vários bairros da cidade, alunos das escolas públicas do município e órgãos públicos que trabalham com envolvimento de famílias, além da zona rural.
A campanha teve um único objetivo, divulgar a Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006 que coíbe e pune agressores e previne a violência doméstica e familiar contra a mulher.
As palestras contaram sempre com apoio de psicólogo da Assistência Social, da presidente da Coordenadoria da Mulher, advogada Vanessa Hermes e do o defensor público Thales Chalub. A peça teatral foi encenada pelos jovens do Serviço de Fortalecimento de Vinculo Ação jovem.
De acordo com a Primeira-Dama Leila Gonçalves Azambuja, foi um sucesso o Agosto Lilás, durante as apresentações, nas rodas de conversas, pudemos despertar nas mulheres, esse direito que é de viver bem, sem violência, muitas delas, não são físicas, mas são violência que oprimem difamam. “ A mulher tem que saber a importância que tem no meio em que vive, não queremos colocar a mulher contra o homem, mas sim, lado a lado, a família é a peça fundamental em uma sociedade, é essa família alicerçada em seus direitos que queremos formar”, disse Leila.
O ponto alto do encerramento dos trabalhos do Agosto Lilás foi a revoada de pombos , simbolizando a paz nas famílias.
Por: paulo Roberto
Foto: Grace Sulzbach