09 NOV 2015
Conselho do Idoso é empossado em Maracaju

Vinte membros da sociedade civil organizada de Maracaju, representantes do poder público e também representantes não governamentais foram empossados , no último dia 28 de outubro, no gabinete municipal, através do decreto 226/2015 que dispõe da nomeação dos novos membros do Conselho Municipal do Idoso, criado pela Lei 1.626/2010.

O prefeito Dr Maurílio falou da importância do papel do conselheiro no tocante aos cuidados de garantia do órgão com relação na articulação para o envelhecimento ativo da população maracajuense, com políticas de promoção dos direitos da pessoa idosa, “nosso governo tem um olhar especial quando tratamos dos idosos, políticas públicas associadas à saúde, lazer e entretenimento, bem como integração do idoso para garantir uma qualidade de vida e bem estar, exemplo disto são as atividades do projeto conviver de Maracaju e Vista Alegre, onde nossos jovens da terceira idade constantemente estão ativos e representando nossa cidade em competições e eventos no âmbito estadual e até mesmo nacional, motivo de orgulho”, mencionou Dr Maurílio.

De acordo com o Coordenador da Sede dos Conselhos Ananias Eugênio da Silva, o conselho do idoso está ligado ao Conselho Nacional dos Direitos do Idoso,  um órgão superior de natureza e deliberação colegiada, permanente, paritário e deliberativo, integrante da estrutura regimental daSecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República –SDH/PR. Cabe a ele elaborar as diretrizes para a formulação e implementação da Política Nacional do Idoso.

Criado em 13 de maio de 2002, o CNDI contabilizou avanços importantes na política de promoção dos direitos das pessoas idosas no país. Entre eles, destaca-se a criação do Estatuto do Idoso, instrumento que assegura direitos especiais e institui programas de promoção da qualidade de vida desta parcela da população. Entre as ações específicas estão a formação de continuada de cuidadores e o fortalecimento das redes de proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa. “O objetivo é reverter o quadro de violações de direitos e assegurar os direitos das pessoas idosas, uma das principais metas de nossos conselheiros”, cita Dr Maurílio.

Dr Maurílio empossou para o biênio 2015/2016 os seguintes conselheiros:

REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
SEGMENTO TITULAR SUPLENTE
Secretaria de Saúde Paulo Paes de Souza Marivone Sarmento Figueiredo
Sec. de Desenvolvimento Econômico Leandro Martins Alves Tiago Darci Pazza Corrêa
Secretaria de Educação Sisvana Terezinha Carra Dias Glauce Machado dos Santos
Secretaria de Esportes Maria Auxiliadora Fava de Souza Murilo Alves da Rosa
Secretaria de Assistência Social Ilda Fernandes Aguiar Leonilda Barbosa Carneiro

REPRESENTANTES NÃO GOVERNAMENTAIS
SEGMENTO TITULAR SUPLENTE
Enditades do meio rural (Sindicato Rural) Ana Nery Terra Souza Juliano Schmaedecke
Grupo de Idosos(Fundação Anália Franco) Marlene Aparecida Barbiero Dorigão Larissa Anderson Russo Sanches Zanuto