No dia 30 de julho de 2015 a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de educação, cumprindo exigência da Lei do Plano Nacional de Educação realizou a reunião para instalação da Comissão Municipal de Monitoramento e Acompanhamento do PME de Maracaju.
Composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação; da Secretaria de Estado de Educação; da Comissão de Educação do Poder Legislativo; dos Conselhos Municipais e outros Órgãos Fiscalizadores; dos Conselhos Escolares; do Ministério Público, por meio da Promotoria da Infância e Juventude; do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Maracaju; das Associações de Pais e Mestres das Escolas e Cieis; das Instituições e Ensino Superior etoda Comunidade de Maracaju.
A CMMA constituída pelo Poder Executivo e instituída em Diário Oficial do município tem por competências:
I – monitorar e avaliar anualmente os resultados da educação em âmbito municipal, com base em fontes de pesquisas oficiais: INEP ( Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais),IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , PNAD (Programa Nacional de Pesquisas por Amostra de Domicílio) , Censo Escolar, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre outros.
II – Analisar e propor políticas públicas para assegurar a implementação das estratégias e o cumprimento das metas
III – Divulgar anualmente os resultados do monitoramento e das avaliações do cumprimento das metas e estratégias deste PME nos respectivos sítios institucionais da internet, nas instituições de ensino instaladas no município e em outros meios de divulgação que a Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do PME entender necessários.
Realizada a reunião foram eleitos como Presidente o Vereador Tiago Caminha e Vice Presidente a Professora Ludemar Solis Nazareth Azambuja e eleitos como Primeiro Secretário o Professor Elias Alves Sobrinho e a Professora Eloisa Seraphin Lopes da Silva Figueiredo como Segunda Secretária.
Por: Paulo Roberto
Foto: Paulo Roberto