Na manha deste a sábado dia 14 de marco, o prefeito Maurílio Ferreira Azambuja em companhia dos secretários e vereadores realizou a entrega da reforma revitalização e reativação da escola agrícola.
A escola passa a funcionar em parceria, prefeitura municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Coaams, Centro de Organização de Apoio aos Assentados da Reforma Agrária do Ms, que é a mantenedora da escola.
Em Maracaju a Efar vai atender 120 alunos, em período de internado de rodízio 15 dias na escola 15 na propriedade, isso e possível a pela estrutura da Pedagogia da Alternância,. Organizada em períodos de formação na escola, na família e na comunidade. Pedagogia da Alternância assume o trabalho como princípio educativo, permitindo aos jovens do campo a possibilidade de continuar os estudos e de ter acesso aos conhecimentos científicos e tecnológicos
Em Maracaju estará atendendo 3 turmas 1,2 e 3 ano no Curso Técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio. O curso será exclusivo para filhos de assentados, quilombola e indígenas que trabalhem no campo, hoje são alunos de 12 municípios estudando. 36 matérias serão aplicadas entre as do ensino normal e específico pra o curso técnico.
A Diretor da escola Sandra Procópio agradeceu o empenho do prefeito pela parceria, em menos de seis meses estava tudo pronto.” Hoje eu digo nossa casa, graças a seu apoio prefeito Maurílio e da Secretária Renata, e vamos fazer o melhor por esses alunos, seus familiares fiquem tranqüilo, que a confiança de vocês em deixar seus filhos aos nosso cuidados será retribuída, por isso é escola família”.
A Secretária do Desenvolvimento Econômico Renata Azambuja Silva Miranda, disse que o espaço sem utilidade agora volta a ter a sua função pela qual foi criada. ”Fico feliz em ter conseguido fazer essa parceria, e sei que teremos resultados positivos, a agricultura familiar e importante para o município já trabalhamos com eles e a escola será um incremento importantíssimo para as famílias de pequenos produtores”Disse a secretária.
Helio Albarrelo presidente da Câmara de vereadores parabenizou o prefeito pela parceria e disse conhecer as dificuldades dos pequenos produtores quando é estudo dos filhos, não se tem opção, e a escola será uma alternativa fantástica, e disse que os vereadores aprovaram o projeto por unanimidade, pois sabiam da importância” concluiu o vereador.
O Deputado João Grandão do PT que disse que é deputado voltado aos trabalhos dos pequenos produtores enalteceu a coragem do prefeito Maurílio em fazer uma parceria como está, segundo o deputado essa é uma obra que não rende méritos políticos. “Mas rende sim méritos, a sua coragem e honestidade de mostrar preocupado também com os pequenos, sua ação com certeza vai mudar para melhor a vida de muitas famílias de pequenos produtores, e vai melhorar toda a região” disse o deputado
.O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que sua administração e feita de parcerias com pessoas certas e instituições sérias e prepara o município e as pessoas para o futuro, tem parcerias com o Senar, Senac, e Sesi, onde mais de 2000 jovens são qualificados por ano de forma gratuita e tem um trabalho junto os pequenos produtores e compra mais de 200 mil por ano em produtos para a merenda escolar,e que a Efar será um divisor de água para a agricultura familiar.