16 SET 2019
Setembro Amarelo mês de prevenção contra suicídio

Setembro Amarelo: é o mês de prevenção do suicídio. É importante falarmos sobre este fenômeno para quebrar os diversos tabus envolvidos, pois o preconceito ainda se constitui no principal entrave para a busca de ajuda. Na maioria dos casos de tentativa ou de suicídio realizado, o indivíduo vinha enfrentando um processo de adoecimento mental bastante severo. São indivíduos que nunca estiveram em tratamento ou não o realizavam de forma adequada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Desta forma a prevenção é fundamental para reverter essa situação. O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável. Por isso é tão significativo o debate sobre saúde mental, pois ela influi diretamente em vários aspectos da nossa vida. É ela que possibilita o ajuste necessário para lidar com as emoções positivas e negativas, além de equilibrar as funções mentais essenciais para um convívio social mais saudável. Pensando na importância do cuidado com a saúde mental, a psicóloga do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) estará realizando palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), e no grupo “Força do Amor” a fim de informar a população sobre importância do diagnóstico precoce no adoecimento mental. Há ainda profissionais de Psicologia que atuam no Centro de Assistência á Saúde – CAS, que realizam o acompanhamento psicológico, e o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS que acolhe demandas de sofrimento psíquico intenso (aquele que vem acompanhado de ideação suicida). Abaixo, cronograma de palestras deste mês:
Dia Horário Local 04/09 14:00hs ESF – JOSÉ ALVES MARCONDES – VISTA ALEGRE 12/09 07:00hs ESF – EGIDIO RIBEIRO 12/09 13:00hs ESF – DR. ORESTES ROCHA/ ESF – OLIVIO FERREIRA DE LIMA 16/09 07:00hs ESF – AMBRÓZIO OLEGÁRIO DE LIMA (VILA JUQUITA) 16/09 13:00hs ESF – JOÃO LEOPOLDO KOCH NETTO (GUANABARA) 16/09 15:00hs GRUPO FORÇA DO AMOR (NENÊ FERNANDES) 17/09 07:00hs ESF – OLIDIA ROCHA 17/09 15:00hs GRUPO FORÇA DO AMOR (NENÊ FERNANDES) 18/09 15:00hs GRUPO FORÇA DO AMOR (NENÊ FERNANDES) 19/09 07:00hs ESF – BALBINO CORRÊA DE LIMA 19/09 15:00hs GRUPO FORÇA DO AMOR (NENÊ FERNANDES) 20/09 15:00hs GRUPO FORÇA DO AMOR (NENÊ FERNANDES) Convidamos a todos para engajar na campanha, participar dos encontros e disseminar os conhecimentos