03 OUT 2019
Segunda Feira Literária de Maracaju

Segunda Feira Literária de Maracaju

Na última semana de setembro, a Praça Central Nestor Pires Barbosa ganhou ares literários com a 2ª FLIM – Feira Literária de Maracaju: espaços, árvores, tendas, tudo devidamente preparado, de modo a convidar o público a apreciar a literatura, desde os clássicos aos contemporâneos. Gratuito e aberto ao público, a 2ª FLIM trouxe a literatura, motivo que justifica o evento, em diversos formatos: teatro, dança, contação de história, filme, música, prosas literárias, artes plásticas, grafites.

Parte-se da ideia de que a leitura é um hábito que precisa ser estimulado desde a infância. Assim, a FLIM vem com o propósito de proporcionar ao público em geral o contato com a literatura. Além disso, o evento deu visibilidade a artistas locais e regionais, universitários, professores e alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, por meio da participação de apresentações e oficinas, como:

– lançamento do livro ‘Punhal Enluarado’ do escritor James J. Barbosa Flores;

– exposição das obras artísticas – Professor Anderson e Anelise Godoy;

– Poesias Aldravianas, mediada pela Profª Flavia Guiomar Ferreira da Silva Rohdt;

– Filme ‘A Guerra do Paraguai’, cineatra Paulo Alvarenga;

– show musical com o Grupo Fuzuê, da cidade de Bonito;

– show teatral, com o Grupo Casa, da cidade de Campo Grande;

– apresentação do Grupo Tambores de Luz, da cidade de Jardim;

– apresentação de coreografia dos alunos do IFMS – Jardim;

– show teatral do grupo local Amador Criativo – Maracaju;

– Dança Paraguaia, do Projeto Conviver;

– apresentação teatral, do Projeto Mirim – Maracaju.

– apresentação do CTG de Maracaju, Nova Querência – Maracaju;

– apresentações das escolas e CIEI’s da rede municipal e estadual de ensino.

Resultado de parceria entre SEDEMA, TECNOMAAC/STARA, também parte da programação, a FLIM contou com a premiação dos alunos da rede municipal de ensino no qual que participaram dos concursos “A importância das árvores”, desenvolvido pela SEDEMA, e “Tecnologia e agronegócio: evolução constante”, desenvolvido por meio de parceria entre a Empresa STARA e a Secretaria de Educação. Editoras também somaram à feira com a exposição de seus livros adaptados por idade e segmento.

Em sua segunda edição, a Feira Literária de Maracaju foi abraçada pelo público e terá continuidade nos anos seguintes, talvez com outra roupagem, outra programação, mas a mesma proposta, a de trazer à comunidade a literatura, a arte e a cultura.

Desta vez, a FLIM foi agraciada pelo colorido das flores da primavera da Praça, fazendo do evento um momento histórico para a Cidade de Maracaju, que mais uma vez estende seus traços culturais para além da cidade e também recebe os moradores das cidades vizinhas que vieram prestigiar na cidade do agronegócio que aos poucos revela um forte potencial artístico e cultural. Nesse sentido, o de promover o acesso à leitura, todos ganham: os moradores, os visitantes, o comércio, turismo local e principalmente a educação.