06 AGO 2020
Centro de Enfrentamento ao Covid 19 de Maracaju é referencia regional
Centro de Enfrentamento ao Covid 19 é referencia regional graças ao atendimento diferenciado e humanizado feito por uma equipe multi disciplinar

O atendimento para enfrentamento da Covid-19, iniciou em Maracaju no dia 03 de Abril de 2020, na academia da saúde. A primeira estratégia era atender os viajantes que chegavam na cidade, onde recebíamos a demanda através do canal de atendimento da vigilância epidemiológica via telefone ou WhatsApp para agendamento de consulta, os mesmos eram orientados a ficar em isolamento por um período e também eram monitorados através do canal de atendimento. Devido ao aumento da demanda foi necessária a mudança de local e também algumas alterações nas estratégias de atendimento. Hoje somos referência para atender os casos confirmados de Covid em Maracaju, juntamente com a parceria das unidades de saúde atendemos alguns casos de Síndrome Gripal, continuamos atendendo os viajantes, ofertamos também os exames de RT-PCR e o teste rápido para Covid-19. Os procedimentos são agendados através da central de atendimento tele Covid-19, que agregamos a orientação para esclarecimento de dúvidas, agendamento de consultas e monitoramento dos pacientes. A partir do momento que temos um resultado positivo para Covid-19, fazemos busca ativa dos contatos e orientamos o isolamento desse paciente e dos seus contactantes por 10 dias (período mudou após alteração da Nota Técnica n 13 para a n 14) durante esse período os mesmos passam a ser monitorados pela equipe do ESF da sua área de abrangência. Os casos suspeitos que realizaram exame RT-PCR e estão aguardando o resultado também assinam o termo de isolamento e são monitorados até que saia o resultado, se for negativo a equipe do ESF de sua área de abrangência vai entregar a carta de alta, caso não apresente mais sintomas gripais.  Se positivo continua em isolamento até 10 dias e a equipe da Central de Atendimento da Covid-19, vai liberar a carta de Alta do paciente e de seus contatos após o encerramento do isolamento, se durante esse período de isolamento o paciente necessitar de uma avaliação médica ele retorna no centro de atendimento para receber o suporte necessário.
A equipe é composta por 2 enfermeiros, 2 médicos, 3 Técnicos de enfermagem, 1 biomédico, 1 Fisioterapeuta, 2 auxiliares de serviços diversos, e a equipe de apoio da Vigilância epidemiológica. O centro de atendimento para Enfrentamento da Covid-19, está localizado na Rua Francisco Marcondes n: 40, Vila do Prata. O telefone para contato é o 34544078 de segunda a sexta-feira das 07 às 11 e das 13 às 17 e o 984713729 atendimento de Segunda a Domingo das 07 às 11 e das 13 às 17 via ligação, SMS e Wattsapp. A equipe está em constante atualização técnica conforme os Protocolos do Ministério da Saúde e orientações da Secretaria Estadual de Saúde.

Na manhã desta quinta feira ( 06) o Prefeito Maurílio  Ferreira Azambuja e a Secretária de Saúde Elvirana Luchiari  estiveram visitando o Centro de Enfrentamento ao Covid 19, no local, dos pacientes o prefeito recebeu elogios pala atuação da saúde e principalmente no combate ao Covid. Prefeito aproveitou e agradeceu o empenho e dedicação dos funcionários no atendimento aos pacientes.” È um trabalho humanizado, e se o centro é  referência, graças ao trabalho de toda uma equipe, não queríamos que a doença chegasse, mas se ela está aqui precisamos dar o melhor para a população”, disse Maurílio, que aproveitou e pediu novamente para as pessoas respeitarem as normas de distanciamento usar máscara e principalmente não fazer festas e aglomerações no final de semana.

Local: Centro de Enfrentamento