28 OUT 2020
Novembro Azul
Homem de verdade se cuida. Novembro Azul, especialmente para os homens

Novembro Azul é uma campanha para promover a necessidade dos cuidados e prevenção, diagnóstico precoce do câncer de próstata para aumentar a chance de cura, além da importância de cuidados integrais com a saúde do homem. É o chamamento para que os homens se olhem mais e cuidem de sua saúde.

O câncer de próstata tem sido o foco do Novembro Azul. De fato, ele é o tumor mais comum do sexo masculino — segundo o INCA. Mas é fundamental alertar os homens sobre outros tipos de doenças que devem estar no radar (hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras) e que também merecem fazer parte dos check-ups. Hábitos relativamente simples, como prática regular de atividade física, redução do consumo de bebida alcoólica, cessação do tabagismo, alimentação equilibrada, evitar ingestão de gorduras, cuidados com a saúde mental podem contribuir para qualidade de vida.

Embora o câncer de próstata seja uma doença silenciosa, quando em estágio avançado, os sintomas são bem característicos. Dentre os principais sintomas estão urgência e dificuldade para urinar, maior frequência urinária, redução ou retenção no jato de urina, insuficiência e problemas nos rins, dores agudas nos ossos e no corpo. Nesse caso, o tratamento é mais complexo e as chances de cura são menores. Por tais motivos, a prevenção pode salvar uma vida!!!

Cuidar da saúde é um ato de amor e também é coisa de Homem!!!

Local: Secretaria de Saúde
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024