08 ABR 2021
DESENVOLVIMENTO
Parceria do município reativa frigorifico que estava fechado há três anos em Maracaju

Unidade pode gerar até 150 empregos diretos e indiretos ao município.

Voltou a funcionar no último mês em Maracaju o Frigorífico que estava inativo há quase três anos. A indústria já chegou a atuar na cidade por duas vezes, mas por diversos problemas acabou sendo desativado.

Hoje a unidade pode comercializar seu produto para todo o estado, pois possui o Serviço de Inspeção Estadual, mas o objetivo é que em breve possa ser comercializado em nível nacional, por isso, o prefeito em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente por meio do secretário Agadir Mossmann, firmou um convênio com a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), cedendo temporariamente um médico veterinário concursado do município para prestar serviço ao órgão, a fim de agilizar esse processo.

“A unidade tem capacidade de abater até 400 cabeças de gado por dia e pode gerar até 150 empregos diretos e indiretos ao município. Nossa expectativa é que em breve a indústria tenha o SISBI (Serviço Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) para poder comercializar para todo o país.”, afirma o médico Veterinário Rodrigo Olegário Ferreira.

O empresário Rodrigo Rodrigues arrendou a estrutura da indústria que agora se chama frigorifico RRX, o mesmo está funcionando com capacidade mínima, hoje são feitos em torno de 40 à 60 abates por dia, com a unidade operando entra em prática os programas de autocontrole que serão auditados pela Iagro para conseguir o SISBI.

O Frigorífico sempre foi uma das prioridades para o prefeito Marcos Calderan que visitou a planta antes mesmo de assumir o mandato. “Esta parceria do município para a ativação da indústria é uma grande contrapartida, hoje 90 pessoas já trabalham na unidade que tem a capacidade de gerar mais de 150 empregos. Estamos melhorando as estradas que dão acesso ao frigorifico e vamos ouvir as demandas para melhorar ainda mais o funcionamento desta empresa tão importante para a nossa cidade”, disse o prefeito.