Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Maracaju - MS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Youtube
Rede Social Linkedin
Rede Social Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
JUL
12
12 JUL 2021
SAÚDE
Prefeitura lança campanha de alerta a prevenção de suicídio.
PROCESSANDO ÁUDIO
Prefeitura lança campanha de alerta a prevenção de suicídio.

Ação conscientiza sobre o assunto, e ajude a salvar vidas. 

A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Saúde, lançou uma campanha de alerta a prevenção de casos de suicídios. A iniciativa que leva o nome “O suicídio não espera setembro chegar”, busca chamar a atenção da população quanto ao tema. Todos os anos o mês de setembro faz alusão ao problema, mas, este ano o município decidiu adiantar os trabalhos, para lembrar que o tratamento com especialistas é necessário para a redução dos casos. 

O fortalecimento do atendimento psicossocial é fundamental para o acolhimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e tratamento. “É preciso esclarecer sobre os motivos que levam uma pessoa a cometer suicídio. Os principais sinais: são tristeza excessiva, alterações de humor repentinas, dependência química ou alcoólica, dentre outras coisas. É essencial que todos sejam encorajados a falar sobre suas vivências e buscar ajuda. Falar ainda e a melhor solução”, informou a psicóloga, Edileia dos Anjos Pael. 

O combate a este problema de saúde pública se dá por meio da divulgação e conscientização. “Precisamos falar sobre o suicídio, mais de 90% dos suicídios poderiam ser evitados.  Buscar ajuda não é fraqueza, mas sim um ato de coragem”, acrescentou a psicóloga, Luciana Padilha. 

“Comportamento suicida, não é frescura, não é pra chamar a atenção e muito menos falta de Deus. Esses mitos e muitos outros precisam ser desconstruídos, para que o tratamento correto seja feito, e vidas sejam preservadas”, finalizou o psicólogo do CAPS, Rival Farias. 

Em Maracaju, o atendimento inicial com psicólogos é feito nas Unidades de Saúde, que se necessário é direcionado ao CAPS (Centro da Atenção Psicossocial). 

O Ministério da Saúde mantém uma rede de apoio emocional e de prevenção ao suicídio, que é o CVV (Centro de Valorização da Vida”. O canal está disponível 24 horas, de forma voluntária e gratuita, para todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo. O número do CVV é o 188.
Autor: Assessor de Comunicação Responsável Tiago Rodrigues DRT 1785/MS
Seta
Versão do Sistema: 3.1.5 - 04/10/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia