05 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO
Portal Empreende Maracaju é lançado pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae/MS

Plataforma digital, desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, melhora o acesso dos pequenos negócios aos editais de licitação do município

Nesta quinta-feira, em uma solenidade restrita aos convidados, por conta dos protocolos de biossegurança, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae/MS, lançou o Portal Empreende Maracaju. Com a proposta de integrar o poder público e os pequenos negócios locais, melhorando o acesso dos empreendedores aos editais de licitação publicados pela prefeitura, a plataforma digital foi desenvolvida por meio do eixo “Compras Públicas” do programa Cidade Empreendedora, executado pela segunda vez no município desde março deste ano.

Com o trabalho desenvolvido em conjunto com o Sebrae, a prefeitura de Maracaju adotou estratégias para fomentar o desenvolvimento do município, a partir das compras feitas pela própria administração pública. Uma delas é fazer com que os pequenos negócios locais sejam priorizados nos editais de licitação, um tratamento diferenciado que está previsto na Lei Complementar nº 123/2006, e o portal vem como uma forma de facilitar o acesso dos empreendedores aos pregões.

De acordo com o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, a ferramenta vem, principalmente, para trazer mais facilidade para os empreendedores. "Eu tenho o imenso prazer em estar entregando esse portal, é uma ferramenta para a nossa cidade, para os nossos empresários crescerem, gerarem renda e emprego. Somos um dos 22 municípios que integram o Cidade Empreendedora e tivemos a possibilidade de desenvolver esse portal por meio dele, nós já tínhamos aderido à iniciativa no ciclo anterior e, desta vez, investimos novamente para que a gente pudesse dar continuidade ao trabalho em conjunto", ressaltou Calderan.

Segundo o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, junto com o suporte para o empresário, a plataforma irá ajudar a dar mais transparência aos processos. “O portal é algo inovador e representa um avanço para Maracaju, além de trazer facilidade para os empreendedores também é uma importante ferramenta para possibilitar a transparência e a confiabilidade do município, pois ali estarão disponíveis todas as compras feitas pela prefeitura e a própria população pode acompanhar. É mais uma entrega feita por meio do programa Cidade Empreendedora e é importante que os pequenos negócios e as pessoas que vivem aqui se apropriem dessa ferramenta e façam uso dela”, ressaltou Tito.

Serviços oferecidos

Por meio do Portal Empreende Maracaju, além de terem acesso aos editais de licitação lançados pelo município, os empreendedores locais cadastrados também vão poder acompanhar o Cronograma de Compras da Prefeitura Municipal e se programarem para participar dos pregões. O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, ressalta que essa era uma demanda dos comerciantes locais e irá ajudá-los no dia a dia.
“Como o pequeno empresário tem uma rotina corrida e muitas vezes não consegue acompanhar o Diário Oficial, a partir do momento que ele faz o cadastro no site, passa a ser avisado por e-mail quando a prefeitura abrir algum processo licitatório voltado para o seguimento dele. Além disso, por meio do site, ele também terá a possibilidade de tirar certidões e verificar informações a respeito da legislação”, pontuou o secretário.

Outro recurso disponibilizado pelo Portal Empreende Maracaju é o acesso direto à Sala do Empreendedor, a partir de um atendimento on-line, para o esclarecimento de dúvidas a respeito de como se regularizar e do funcionamento dos processos.

De acordo com a agente de desenvolvimento de Maracaju e coordenadora da Sala do Empreendedor, Mariana Quadros, junto com esse suporte, o espaço também vai trabalhar para conscientizar os empreendedores a respeito do porquê é interessante vender para a prefeitura e ajudá-los com o cadastramento. “Queremos fazer um trabalho de campo, passar de comércio em comércio para cadastrar os empreendedores e tirar possíveis dúvidas. Já temos algumas empresas que vendem para o município, mas queremos ampliar”, ressaltou Mariana.

Mais do que auxiliar o empreendedor, outro recurso da plataforma digital permite que as empresas se aproximem dos consumidores. No portal, há um sistema de georreferenciamento que indica no mapa do município a localização de cada empreendimento cadastrado, além do tipo de produto ou serviço oferecido, com isso, a população consegue encontrar soluções para as demandas que possui de modo fácil e rápido. Os recursos também irão contemplar os pequenos produtores que se cadastrarem.

Outras informações sobre o Portal Empreender Maracaju podem ser obtidas na Sala do Empreendedor que está localizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Rua Melanio Garcia Barbosa, nº861, Centro) ou por meio do número (67) 3454-1731. Para mais detalhes sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, ligue 0800 570 0800.