10 SET 2021
SAÚDE
Em evento de abertura do “Setembro Amarelo”, Prefeitura de Maracaju realiza ação com servidores públicos da saúde.

Objetivo é além de treinar servidores para identificar casos, também possibilitar que os mesmos estejam com a saúde mental adequada para o ambiente de trabalho.

Na tarde desta sexta-feira 10-09 em evento na Câmara Municipal a Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a abertura oficial das ações do “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

O evento que contou com palestras da Psicóloga, Psicanalista e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia Dra. Priscila Pesqueira de Souza e da Médica de Saúde Mental Dra. Cassiana Ouriques, abordou temas ligados a saúde mental, mas especialmente focados nos servidores públicos da saúde, iniciando o “Setembro Amarelo” pela base, fazendo com que servidores capacitados e com a saúde mental adequada, possam atender e identificar os problemas existentes nos pacientes de uma maneira mais eficaz, além dos presentes no auditório, contou com a audiência dos profissionais que estão nas Unidades Básicas de Saúde, assistindo o evento pelas redes sociais, contemplando assim toda a rede.

Segundo o Secretário de Saúde Thiago Olegário Caminha esta primeira ação visa contemplar os servidores, dando o suporte necessário para que eles trabalhem bem, conhecendo a eles mesmos e sabendo de seus limites, estando motivados e, consequentemente repercutindo na saúde pública da sociedade maracajuense.

Nosso objetivo é preparar nossos servidores para que possam acolher os pacientes, dando o melhor em termos de saúde pública para cada maracajuense. Nós já começamos a ampliar a rede de atendimento na questão de saúde mental, incrementamos um número de consultas na área de psiquiatria, colocamos a Psiquiatria em Vista Alegre, reformulamos e ampliamos a equipe de psicólogos do município, atendendo essa grande demanda.” Explicou Thiago Caminha.

O Secretário de Saúde ainda afirmou que outra grande ação da atual gestão é a construção da sede própria do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial que terá sua Ordem de Licitação dentro dos próximos meses e assim que concluído, ampliando o oferecimento de atendimentos a transtornos mais graves, complexos de uma maneira mais correta e alinhada com a política de atendimento da saúde mental.

Para o Prefeito Marcos Calderan essa é uma ação prioritária na sua gestão, afinal há uma demanda crescente de problemas ligados a questão da saúde mental, bem como enalteceu o ato de iniciar esta conscientização com os servidores da saúde.

Trata-se de um trabalho importante e que, certamente, não poderia ser iniciado em outra classe, foram os servidores da saúde que mais tiveram desgastes, medos e aumento de trabalho durante a pandemia e esta abertura proporciona que eles possam olhar um pouco para si mesmos, identificando problemas ou, preparando-se melhor para atender nossa população. Maracaju conta com uma política séria de saúde pública e a saúde mental é uma de nossas prioridades.” Afirmou o Prefeito.

Sobre as palestras

Durante o evento a Psicóloga, Psicanalista e Conselheira do Conselho Regional de Psicologia Dra. Priscila Pesqueira de Souza apresentou dados sobre a prática de suicídio, citando que, infelizmente, houve um aumento na pandemia de COVID-19, bem como os casos de transtornos ligados a saúde mental, demandando uma maior atenção do setor público.

A profissional também parabenizou a ação do município, salientando que isso demonstra a preocupação das autoridades com a saúde mental de seus servidores e, consequentemente da comunidade, principalmente agora no período pandêmico que Maracaju e todo o planeta ainda enfrenta.

A Médica Cassiana Ouriques destacou que o serviço de atendimento está à disposição da comunidade de segunda a sexta das 7 as 11 e das 13 às 17 horas, atendendo com ou sem encaminhamento médico, buscando ouvir o paciente, dando acima de tudo acolhimento, ouvindo-a e buscando saber os motivos que a levou a busca por ajuda.

Citou ainda alguns problemas que devem ser mais trabalhados como abandono de tratamento, falta em consultas agendadas, salientando que muitos pacientes de saúde mental não concluem o tratamento, abandonando e retornando meses depois com o problema agravado, sendo fundamental o apoio da família no tratamento.

Setembro Amarelo – Você não está sozinho!
Fale conosco através dos contatos: (67) 3454-078 e (67) 9.8478-4246

10/09/2021
Abertura do “Setembro Amarelo”, Prefeitura de Maracaju realiza ação com servidores públicos da saúde