14 SET 2021
DESENVOLVIMENTO
Gestores municipais de Maracaju participam de consultoria sobre liderança promovida pelo Sebrae
Como parte do programa Cidade Empreendedora, metodologia Líder Coach realiza dois workshops e acompanhamento individual com os participantes

Por meio do programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Maracaju, é promovida para secretários e gestoresque atuam na administração pública uma consultoria sobre liderança. A metodologia “Líder Coach – Liderando para alta performance” traz para os participantes dois workshops além de acompanhamento individual, com quatro sessões de coach, com a proposta de auxiliá-los a ampliar a capacidade de liderança, inspirar comportamentos positivos e obter melhores resultados em equipe.
Com o tema central “Liderança por resultado”, o segundo Workshop, realizado nessa segunda-feira (13) e terça-feira (14), trabalhou com os gestores as estratégias “Lidere como exemplo” e “Lidere líderes”. O encontro foi a continuidade da consultoria que teve início em agosto, quando a temática “Autoliderança” foi abordada em duas vertentes: “Liderando para auto performance” e “Lidere pelo diálogo”. De acordo com a consultora do Sebrae/MS e coach, Maura Gabinio, a partir de agora, os participantes serão acompanhados de forma individualizada.
“É o momento de traçarem um plano de ação para as mudanças que querem implementar. É importante ressaltar que essa metodologia é exclusiva do Sebrae para tratar lideranças, trazê-la para o poder público é inovador e irá fazer com que os gestores exerçam o papel de treinadores e levem os conteúdos para a equipe. Isso permite o alinhamento do time, estabelece um vínculo de confiança, ainda mais quando falamos em uma prefeitura que está em início de mandato, além de auxiliá-los nas conexões do poder público com o privado e nas ações coordenadas que serão entregues para a comunidade”, esclareceu Maura.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, que também participa da consultoria, a capacitação do corpo técnico foi solicitada pelo prefeito para alinhar os colaboradores e bons resultados já são percebidos. “Essa é uma ferramenta muito importante para que nós, enquanto líderes, possamos gerir as nossas equipes com maior profissionalismo. O prefeito pediu para que fosse feita essa formação e percebo que tivemos uma evolução significativa. Teve uma mudança no modo de pensar, há mais motivação, envolvimento e após o primeiro encontro já percebemos esses resultados”, expôs o secretário.
Entre os gestores que participam da consultoria, está o secretário de Administração, André Hadlich, que enfatizou a importância da capacitação. “O curso veio em um momento muito oportuno e propicia grande desenvolvimento pessoal e profissional. Ele vai trazer para a nossa gestão um atalho para alcançar os objetivos que foram traçados, está ajudando bastante a termos uma visão sistêmica de toda a administração pública, além de fazer com que a gente crie e avalie nossas metas buscando os melhores resultados, tanto para a própria prefeitura quanto para os nossos clientes, que são os nossos munícipes”, pontuou o titular da pasta.
Rafael Fernandes, diretor da Fundação de Cultura, também é um dos gestores municipais que estão entre os participantes da consultoria. Ele ressalta que a capacitação tem proporcionado um crescimento pessoal. “Está sendo muito importante para mim, porque, muitas vezes, o líder está dentro da gente, mas não sabemos como desenvolvê-lo. Eu aprendi muitas coisas com a consultoria e já pude colocá-las em prática dentro do setor onde eu trabalho como o fato de empoderar e incentivar a equipe. Precisamos mostrar que todos são capazes e que quando há um problema temos que abraçá-lo e solucioná-lo de forma conjunta”, comentou Rafael.

Também participam do Líder Coach, dentre outros gestores, os seguintes secretários municipais: Carolina Ferreira (Educação); Erlei Pires (Esportes); Joaquim Herrera (Obras) e Dirlene Novaes (Assistência Social).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.