28 OUT 2021
SAÚDE
Seguindo as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) os recém-nascidos serão vacinados com BCG e Hepatite B logo após o nascimento
A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde implantou na manhã desta quinta-feira 28-10, após o importante treinamento de aplicação de vacina BCG e Hepatite B aos profissionais de saúde, no setor da Maternidade do Hospital Soriano Corrêa da Silva foi iniciada a aplicação em recém-nascidos, somando forças ao ponto já existente no Posto Central.

O objetivo é facilitar o acesso dos recém-nascidos do Hospital de Maracaju a essa importante imunização.

A BCG é uma vacina com dose única, que protege do Bacilo Calmette-Guerin que causa as formas graves da Tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível. A outra vacina que deve ser aplicada no recém-nascido é a da Hepatite B. Esta última possui diversas doses e a primeira deve ser aplicada no músculo da coxa do bebê, de preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento da criança, evitando a infecção causada por um vírus que afeta o fígado, muito conhecida por causar o amarelamento da pele. Com a aplicação da vacinação na maternidade, temos a certeza de que todos os bebês estarão protegidos em tempo hábil, conforme a recomendação do Programa Nacional, garantindo a cobertura vacinal de 100% dos nascidos em Maracaju” Explicou Daise Cristiane, Enfermeira e Coordenadora de Imunização de Maracaju.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Olegário Caminha com esta ação, fruto de investimentos da Prefeitura de Maracaju em capacitação de pessoas, haverá mais comodidade as mães e seus recém-nascidos.

Todo esse trabalho visa agregar, afinal continuará o ponto de atendimento no Posto Central, mas agora o nosso Hospital Soriano Corrêa, também terá aptidão para atender a demanda de aplicação dessas vacinas, evitando o deslocamento da mãe, bebê ou do profissional de saúde.” Explicou Thiago.

Ressalta-se que, além dessas vacinas indispensáveis para recém-nascidos, há outras extremamente importantes., que devem ser seguidas pelos pais e responsáveis durante os meses e anos de vida da criança. Por isso, a família deve seguir corretamente o calendário de vacinas, mantendo a carteirinha da criança sempre atualizada.

Além do Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha e da Coordenadora de Imunização Daise Cristiane, prestigiaram o ato a Enfermeira do Hospital Maikelly Marcondes Moreira, Enfermeira Mariana Oliveira, Médica Pediatra Dr. Gabriela Maffei, Enf. Rubya Machado Mendonça – Coordenadora de Atenção Básica, técnica de enfermagem Suellen Schlotteldt Costa.
Ponto para vacinação do Posto Central permanece em funcionamento para atender a demanda de crianças que nascem em outro município.