Ação contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha.
A Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde concluiu a Capacitação de Intervenção Precoce e Sinais de Atenção para Autismo que foi ministrado de forma especial para os Agentes Comunitários de Saúde no período de 10 a 24 de Novembro, todas as quartas no plenário da Câmara de Vereadores.
O treinamento teve o objetivo de facilitar aos Agentes Comunitários de Saúde do município, identificarem os sinais de risco para o desenvolvimento infantil e os sinais de atenção para o autismo, logo nos primeiros meses de vida, tendo sinais mais claros ainda de 02 (dois) a 3 (três) anos de idade, ou pouco depois.
Aliás a proximidade do Agente Comunitário de Saúde com as famílias, foi um dos motivos primordiais da realização deste projeto, já que com esse conhecimento, poderão orientar pais e responsáveis em caso dos menores sinais forem identificados.
Estima-se na atualidade que 1 entre cada 64 crianças, apresentam sinais de risco para o autismo.
“Quero parabenizar aos Agentes Comunitários de Saúde pela conclusão do curso e destacar que a administração do Prefeito Marcos Calderan trabalha a saúde como um todo, não deixando nenhum profissional para trás. Compreendemos que compartilhando conhecimentos e trocando experiências, vamos atender melhor nossa comunidade e, nada melhor que, ocorrer junto daqueles que estão mais próximos das famílias.” Explicou Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
O treinamento foi ministrado pela Psicóloga e Servidora da Saúde Paula Kuendig que abordou a importância dos servidores da saúde, especialmente os Agentes de Saúde estarem atentos aos sinais, especialmente na primeira infância, objetivando justamente informar os pais e responsáveis.
Foram certificados mais de 50 Agentes Comunitários de Saúde que estão agora aptos a atenderem a comunidade também dentro desta área.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável