06 DEZ 2021
SAÚDE
Para conter avanço do Aedes aegypti, Prefeitura pede apoio da população e anuncia “veículo fumacê” em Maracaju
Secretário de Saúde Thiago Caminha lamentou e afirmou que uso do veículo é necessário diante do aumento expressivo do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Na manhã desta segunda-feira 06-12 o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha esteve visitando as emissoras de rádio do município, acompanhado do Coordenador de Endemias Rafael Rodrigues Silva, para anunciar ações emergenciais que o município fará nos próximos dias, devido ao aumento de focos do mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

De acordo com Thiago Olegário Caminha, trata-se de uma situação lamentável e preocupante, afinal cada vez mais os focos da dengue tornam-se predominantes dentro de residências, onde há moradores residindo, afirmando ainda que a cobrança por terrenos baldios é válida, mas atualmente não preocupam tanto, quanto dentro dos terrenos com imóveis.

Nós precisamos entender que tudo aquilo que deixamos de fazer impacta na vida da sociedade como um todo, então a limpeza dentro do meu quintal deve ocorrer de forma obrigatória, nossos agentes passam pelos bairros, justamente com o objetivo de difundir a informação, além disso, há expressiva publicidade por parte de todas as esferas do governo e todos nós sabemos que uma mera tampinha de garrafa pet jogada no quintal já é suficiente para o mosquito depositar seus ovos, por isso, pedimos somente com o apoio da população é fundamental.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário de Saúde.

O Secretário ainda expôs uma preocupação, afinal há uma necessidade de se liquidar as cirurgias pendentes e represadas durante a pandemia, mas com o índice de focos do mosquito transmissor de dengue em alta, há uma preocupação com a superlotação de hospitais, fazendo com que essas esperadas cirurgias, tenham que ser novamente adiadas.

De acordo com o Coordenador dos Agentes de Endemias Rafael Rodrigues Silva as informações repassadas por esses servidores que estão nas ruas são preocupantes, mesmo após a passagem dos “Mutirões de Limpeza” organizados pelo município, ainda há muito lixo e deposito com possíveis focos do mosquito dentro das residências.

Com essa dificuldade, entramos em contato com o Governo do Estado e iremos iniciar o fumacê com o objetivo principal de conter esses mosquitos Aedes aegypti adultos que já estão voando por aí, mas reforçamos, não adianta passar o fumacê se continuar tendo o depósito com água, afinal nascerão novos mosquitos e será um trabalho que amenizará, mas não resolverá.” Explicou Rafael.

O veículo fumacê passará pelos bairros entre os dias 06 e 10, nesta semana passará pelos bairros: Vila Margarida, Bairro Paraguai, Vila Moreninha, Vila Prateada, Bairro Inacinha Rocha, Vila do Ovídio, Vila Juquita, Bairro Fortaleza, Olídia Rocha, Ilha Bela 1 e 2, Adrien, Nenê Fernandes e Árvores do Cerrado.

A partir do dia 11 até o dia 17, serão feitos o Egídio Ribeiro, Vila do Prata, San Raphael, Centro, Guanabara, BNH, Cambaraí, Jardim Lisboa, Vicentina, Veneza, Floripes, Porto Belo, Monte Verde, Ipanema, Napoleão, Alto Maracaju.

Todo o cronograma do veículo fumacê depende ainda do clima e também da velocidade do vento para ser devidamente cumprido.