11 JAN 2022
SAÚDE
Com  aumento de casos, Prefeitura de Maracaju apresenta análise atualizada e pede apoio da comunidade para combate a COVID-19
Prefeito Marcos Calderan e Secretário de Saúde Thiago Caminha alertaram que o momento é de muito cuidado, atenção e manutenção das medidas de prevenção.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, contou com o apoio de toda a imprensa do município, através de uma coletiva realizada nesta terça-feira 11-01, para apresentar dados atualizados sobre o combate à pandemia, bem como, levar a mensagem à comunidade do pedido de apoio diante do crescimento expressivo de casos de Covid-19 nos últimos dias.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Caminha o objetivo não é culpar ninguém, bem como, visa exclusivamente alertar para o crescimento exponencial de casos, salientando que durante todo o mês de Dezembro, 34 casos positivos foram confirmados e, até agora, Janeiro já conta com 373 casos positivos de Covid-19, representando um aumento de 1.100%. Tal índice preocupa a todos.

Houve também uma procura expressiva para a testagem sendo que em dezembro foram feitos 201 testes e até agora, janeiro já foram realizados  1.383 testes de Covid-19. Tal número, demonstra uma média de 125 testes ao dia, mas não causa preocupação quanto à falta de testes. Maracaju está preparada para testar a todos que necessitem, porém, alertou que repetição de exames, tem causado prejuízos ao trabalho.

“Tivemos casos de pessoas testadas negativas ou positivas que voltaram para testar novamente apenas para confirmar o resultado, algo que gera gasto de testes desnecessários, bem como, causa um retrabalho na equipe de saúde que só prejudica o andamento dos trabalhos. Por isso, pedimos encarecidamente, testou, obteve o resultado, positivo, cumpra o isolamento adequadamente e atenda as ligações do Rastrear, nossa equipe quer saber como você está, já se testou negativo, continue se cuidando e mantendo as medidas preventivas.” Alertou Thiago Olegário Caminha.

Outros dados apresentados foram quanto a consultas ligadas a Covid-19, em dezembro foram 349,  e somente nos dez dias iniciais de janeiro, foram registradas 617 consultas. Outro número que chama a atenção é quanto a procura de vacinas: em novembro/2021 durante todo o mês foram 3.679 doses aplicadas; em dezembro 5.064 doses aplicadas; já em janeiro até o dia 10, foram 2.562 doses aplicadas, havendo aumento significativo no final do ano, após uma baixa em novembro e meses anteriores, em decorrência da necessidade de comprovação da vacinação para viagens. Agora com o aumento de casos a procura tem se ampliado novamente.

Por fim, Thiago alertou que algumas ações já foram realizadas pelo município como intensificação na divulgação em carros de som, emissoras de rádio, cards nas redes sociais do município, além de ofícios para Câmara, ASSEMA e igrejas, objetivando pedir apoio das empresas, entidades e da população na manutenção das medidas preventivas.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, neste primeiro momento, estão descartadas quaisquer medidas restritivas, salientando que este surto pandêmico deve ser combatido com a união e conscientização de todos.

“Nosso objetivo é informar com cautela, para que chegue aos ouvidos e olhos de todos os moradores do nosso município, para assim, pedir o apoio de toda comunidade em mais um momento difícil que estamos atravessando. Também apresentamos os números e destacamos o trabalho de nossos valiosos servidores da saúde. Vamos todos juntos com muita fé e otimismo para passarmos com saúde por mais esse pico da pandemia. Nada muda por hora, apenas mantermos e reforçarmos os cuidados de higienização das mãos, o uso de máscara frequentemente e o distanciamento social, e lembrando que chegando sua vez, vacinar-se!” afirmou Marcos Calderan.

O prefeito ainda finalizou, salientando que a vacina é o método mais eficaz e comprovado pela ciência para combatermos essa doença e suas complicações.

OUTROS DADOS

Durante o último sábado (8) e domingo (9) a Secretaria Municipal de Saúde trabalhou em regime de plantão, devido ao crescimento de casos, realizando uma quantidade expressiva de atendimentos:

- 416 testes rápidos no Drive Thru da Central do COVID;
- 80 consultas médicas na Central do COVID;