25 JAN 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju esclarece novos regramentos sobre isolamento de casos positivos e sobre pessoas com contato domiciliar da COVID-19
Informativo da Secretaria Municipal de Saúde visa orientar positivados e contatos próximos a se isolarem, visando evitar propagação da doença.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a divulgação do novo regramento sobre isolamento para pacientes positivos e contato domiciliar mesmo negativados, tal divulgação visa frear o ritmo acelerado de proliferação da COVID-19 o município atravessa nos últimos dias.

Segundo o Secretario de Saúde Thiago Caminha, mesmo com a forte divulgação e orientação que os profissionais de saúde e técnicos do RASTREAR tem passado aos familiares, ainda restam dúvidas entre aquelas pessoas que testam positivo para a doença e familiares próximos que convivem no mesmo ambiente familiar.

Nosso pedido é para que os pacientes positivos se isolem, cuidem-se e atendam as ligações dos técnicos do RASTREAR, nosso objetivo é sempre orientar e saber como estão de saúde. Um dos principais regramentos é o isolamento de 7 dias, chegando ao sétimo dia, sem sintoma, terá alta, caso ainda tenha sintomas, terá que aguardar até o décimo dia de isolamento.” Explicou Thiago Caminha.

CONFIRA O REGRAMENTO

- Paciente Sintomático (aquele que apresenta sintomas): deve fazer o Teste Rápido Antígeno ou RT/PCR.
Saindo o resultado positivo, deve cumprir isolamento de 7 (sete) dias, caso negativo, mantenha os cuidados de biossegurança.

- Contato Domiciliar de Caso Confirmado: caso apresentar sintomas deve também fazer a coleta do exame RT/PCR e isolamento de 7 dias.
Assintomático (não apresenta sintomas): Isolamento de 7 (sete) dias, não havendo necessidade de teste, devendo manter os cuidados de biossegurança.

- Quando é concedida a ALTA: 7 dias de isolamento / últimas 24 horas sem sintomas – Liberado / 7 (sete) dias de isolamento / últimas 24 horas com sintomas – concluir os 10 (dez) dias de isolamento.
Pacientes liberados do isolamento devem manter cuidados e reforçar medidas até o 10º dia. Como uso de máscara, preferencialmente cirúrgica ou N95 bem ajustada ao rosto; evitar contatos com grupo de risco; não viajar, frequentar lugares que necessita em algum momento retirar a máscara (como restaurantes e lanchonetes), por exemplo.