24 FEV 2022
SAÚDE
Iniciativa do Governo do Estado, Projeto Bem Nascer já é uma realidade em Maracaju
Ação conta com o apadrinhamento da Primeira-Dama Meire Calderan, parceira e apoiadora do projeto.

Na manhã desta quinta-feira 24-02, a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, ativou a Sala de Ultrassonografia integrada ao Projeto Bem Nascer MS, no Centro de Especialidades Médicas, e trata-se de um Programa do Governo do Estado que objetiva reduzir a mortalidade materna e infantil nas cidades sul-mato-grossenses.

No município, toda a ação é liderada pela Secretaria Municipal de Saúde e conta com o apadrinhamento da Primeira-Dama Meire Calderan. Madrinha do “Bem Nascer” quer que ações efetivas ocorram na cidade, buscando além da prevenção, acolher melhor as mulheres que estão à espera de seus filhos.

Maracaju conta com uma boa estrutura na saúde pública, além de uma equipe de excelência, agora estamos voltando nossos esforços para esse Projeto Bem Nascer, ampliando a atenção, monitoramento e suporte as mamães de Maracaju. Agradeço ao Governador Reinaldo Azambuja e o Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende pela entrega do Aparelho de Ultrassom que colocamos em funcionamento a partir de hoje.” Afirmou Meire Calderan, Primeira-Dama e Madrinha do Bem Nascer.

No Centro de Especialidades Médicas foi montada uma sala específica para o serviço de ultrassom para as mamães, contando com a indicação de recurso do Vereador Oseias Enfermeiro, foram adquiridas mesas, armários e toda a parte de estrutura para a recepção do aparelho, enviado pelo Governo do Estado, brevemente, também será montada uma sala nos mesmos moldes em outra Unidade Básica de Saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, este é o primeiro passo deste projeto aportado pelo Governo Estadual, somando forças ao trabalho já desenvolvido pelo município no cuidado com a saúde da mulher.

Este projeto é um compromisso do Governo do Estado e do município de Maracaju com as gestantes, criando um ambiente seguro para a gestação, desde o atendimento inicial até o momento do parto, bem como, posteriormente o acompanhamento do pós-parto, reduzindo a mortalidade e eventuais complicações, até os primeiros meses de vida de nossas crianças. Contando com este novo moderno aparelho, oferecemos um pré-natal adequado e assim, garantindo uma maior segurança as mulheres no momento mais importantes de suas vidas que é o nascimento de um (a) filho.” Destacou Thiago Caminha.

Temos gratidão ao Governador Reinaldo Azambuja e sua equipe por proporcionar esse projeto grandioso que atenderá todo o estado, Maracaju aderiu e se preocupa com a saúde da mulher e do seu filho, sabemos da importância grandiosa deste trabalho, graças a esse Aparelho de Ultrassonografia, enquanto município, estamos disponibilizando uma equipe de médicos, enfermeiros e demais servidores para que este serviço ocorra da melhor maneira em nossa Maracaju.” Explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Além do Prefeito Marcos Calderan e da Primeira-Dama e Madrinha do Bem Nascer Meire Calderan, prestigiaram a efetivação da Sala de Ultrassonografia no Centro de Especialidades Médicas, o Secretário de Saúde Thiago Caminha, Vereador Oseias Enfermeiro, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Diretora de Departamento do FAC Mary Saad, Coordenadora de Saúde da Mulher Fernanda Pieri, Coordenadora da Saúde da Criança e Adolescente e Coordenadora de Atenção Básica Rubya Machado, além de servidores da saúde e a comunidade em geral.

24/02/2022
Iniciativa do Governo do Estado, Projeto Bem Nascer é uma realidade em Maracaju