24 MAR 2022
Prefeitura de Maracaju alerta sobre os cuidados e prevenção a tuberculose
Doença tem característica de ser transmitida pelas vias aéreas, através de espirro e tosse tendo ainda sintomas de tosse permanente por mais de três semanas, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar sobre os cuidados com a tuberculose, já que neste dia 24-03 é o “Dia Mundial da Tuberculose” e tem como objetivo conscientizar o público sobre a epidemia global de tuberculose e os esforços para eliminar a doença.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha a doença, infelizmente, ainda é comum e recorrente no estado, já que muitas vezes tem sintomas facilmente confundidos com gripe comum.

Neste Dia Mundial da Tuberculose, reforçamos nosso compromisso com a prevenção e tratamento desta enfermidade, lembrando que ela tem tratamento e cura pela nossa Rede Municipal de Saúde, integrada ao SUS – Sistema Único de Saúde.” Explicou Thiago.

O Secretário ainda reforçou que é extremamente necessário, caso notar os sintomas, sejam totais ou parciais, entre eles tosse por três semanas ou mais; febre vespertina; sudorese noturna e emagrecimento, procurar o quanto antes uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Sobre a Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch (em homenagem ao Dr. Robert Koch, descobridor da causa da doença).

Transmissão:

Como se pega? É transmitido da pessoa doente, que não está sendo tratada, através de vias aéreas (tosse, espirro, fala). O bacilo é expelido no ar, onde permanece em suspensão por horas.

Além disso, fatores como má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da doença.

Não se pega: A tuberculose não é transmitida pelo abraço, aperto de mão ou carinho. Não é necessário separar roupas, pratos, talheres e copo.

Sintomas: O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, recomenda-se que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

- Tosse e/ou catarro que persistam por mais de três semanas;
- Falta de apetite e/ou emagrecimento;
- Febre baixa, geralmente à tarde
- Suores noturnos;
- Cansaço, dores no peito e falta de ar

Como tratar:

- O tratamento é gratuito é deve ser feito nas Unidades de Saúde;
- O esquema básico tem duração de seis meses de uso diário de remédios e, mesmo após melhora, o tratamento não pode ser interrompido.

Prevenção:

-Mantenha o ambiente bem ventilado e com luminosidade do sol;
- Evite locais fechados com aglomeração de pessoas
- Vacine-se, BCG previne contra as formas graves da doença e deve ser tomada ao nascer.

Com informações do Ministério da Saúde