01 ABR 2022
SAÚDE
Em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Maracaju realiza capacitação para Agentes de Endemias
Prefeito Marcos Calderan e Secretário de Saúde Thiago Caminha prestigiaram o evento.

Nesta semana a Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul realizou uma capacitação com os Agentes de Saúde em Maracaju intitulada “Capacitação Técnica Operacional para agentes de Endemias com o foco no combate ao Aedes Aegypti”.

O curso foi ministrado pelos técnicos da Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores José Pedro Moreira e Luvercides Aparecido Costa, além de contar com a participação de representantes da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Maracaju para explanarem sobre como acontecem as investigações de casos de dengue, fluxos de coleta e envio de materiais para o LACEN de Campo Grande.

Segundo Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde esses treinamentos são importantes para manter os Agentes de Endemias atualizados quanto as normativas e regramentos de atendimento e fiscalização a campo em Maracaju.

Contamos com uma equipe de excelência e que busca trabalhar de forma sintonizada com o cidadão, alertando sobre os perigos que, por exemplo, lixo acumulado a céu aberto pode ocasionar. Aproveitamos para parabenizar o trabalho desta equipe e pedir, mais uma vez, apoio a comunidade, visando evitar a proliferação de animais e doenças, mantendo quintais e terrenos devidamente limpos.” Destacou Thiago Caminha.

Presente no evento, onde aproveitou para entregar novos coletes aos Agentes de Endemias, Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju enalteceu a parceria com o Governo do Estado e aproveitou para destacar que sua gestão é focada em capacitar e proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores públicos.

Parabenizo a essa equipe empenhada e dedicada em conseguir bons resultados e aproveitamos para pedir a cooperação da comunidade, manter o quintal limpo é sinônimo de saúde, afinal evitamos a proliferação de insetos e animais peçonhentos, causadores de doenças e até mesmo ferimentos, todos juntos, faremos uma cidade cada vez melhor!” finalizou Marcos Calderan.

Conteúdo Programático do Curso:

• Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya:
  • Aspectos Clínicos, epidemiológicos e entomológicos;
  • Biologia dos Vetores – Aedes aegypti e A. albopictus
  • Agente de Saúde – atribuições e competências dos Agentes de Endemias;
  • Componentes do PNCD;
  • Educação em Saúde;
  • Aplicação de inseticida / Larvicida
  • Visita Domiciliar;
  • LIRAa/LIA;
  • Noções básicas sobre operações de campo;
  • Aula prática de operação de equipamento motorizado costal na aplicação de inseticidas;

Também participou da ação o Coordenador dos Agentes de Endemias Rafael Rodrigues Silva e ainda contando com palestras com o CREAS, Coordenadoria da Mulher e FAC, onde foram abordadas temáticas ligadas a violência doméstica, onde os Agentes de Endemias podem colaborar.