25 MAI 2022
SAÚDE
Secretaria Municipal de Saúde inicia projeto: “Operação Resgate, de Olho nas ISTs e realiza ação de orientação sobre HIV e Sífilis
Ação contou com panfletagem e roda de conversa com trabalhadores da construção civil.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, segue trabalhando e realizando ações importantes voltadas a área de prevenção, desta vez, visitou grandes obras no município para dialogar com trabalhadores sobre doenças como a HIV e Sífilis.

A ação realizada na última sexta-feira 20-05 chegou à obra de construção do Ginásio Poliesportivo no Bairro Olídia Rocha.

Abordar sobre essa temática é importante, trabalhar com foco na prevenção e orientação é nosso objetivo, entretanto, ressaltamos que o município está preparado para atender os pacientes dessas enfermidades, destacando toda nossa rede de saúde, através das Unidades Básicas de Saúde que está à disposição da comunidade.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Sífilis

O que é?

É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior.

Formas de transmissão

A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou ser transmitida para a criança durante a gestação ou parto.

HIV

O que é?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Biologia

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Assim pega:

•         Sexo vaginal sem camisinha;
•         Sexo anal sem camisinha;
•         Sexo oral sem camisinha;
•         Uso de seringa por mais de uma pessoa;
•         Transfusão de sangue contaminado;
•         Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
•         Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Autor: iago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável