08 JUN 2022
DESENVOLVIMENTO
OBRAS
Em visita técnica, o Prefeito José Marcos Calderan vistoria obra de instalação da balança rodoviária na unidade do Transbordo municipal
Objetivo da instalação da balança é pesar e fiscalizar transporte de lixo produzido pelo município, trabalho intenso está sendo realizado para ampliar reciclagem e diminuir o chamado “lixo comum” transportado.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está investindo na instalação de uma Balança Rodoviária de até 100 (cem) toneladas, a visita foi feita pelo prefeito José Marcos Calderan acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann e o do Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Francisco Herrera, que vistoriaram a obra de instalação na unidade do Transbordo municipal.

O objetivo da ação é implementar um programa de controle de entrada e saída de resíduos mais eficaz e transparente, além de embasar as melhores estratégias para uma gestão eficiente e econômica de todo o resíduo sólido do município.

Sabendo com precisão os totais de resíduo de cada tipologia que entra e sai da nossa unidade de transbordo municipal, nos faz enxergar as melhores estratégias em termos de estrutura, organização e maquinário que se faz necessário para que continuamos a evoluir no sentindo de dar destinação ambientalmente adequada para os resíduos produzidos no município sempre focando a sustentabilidade econômica financeira da gestão de resíduos sólidos do município e respeitando o meio ambiente.” Agadir Mossmann, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

A balança deve estar operando em aproximadamente um mês e é a primeira estrutura de uma série de investimentos que o município fará pelos próximos meses na unidade do transbordo municipal.

Para o Prefeito Marcos Calderan investir em reciclagem, é fazer investimentos na conscientização ambiental para preservar cada vez mais o meio ambiente.

"Estamos investindo cada vez mais em reciclagem para termos uma separação correta dos resíduos sólidos, preservando o meio ambiente que é fundamental, e com isso, gerar emprego para os nossos separadores do “Recicla Maracaju”, e consequentemente, tornar o custo mais viável para o município". Destacou Marcos Calderan.

Paralelo a isso, há um sério investimento da administração municipal na questão de conscientização ambiental, através da separação correta dos resíduos sólidos e que pode ser alvo de reciclagem, composto basicamente de resto de alimentos, plantas e outros itens não recicláveis, quanto mais correto for a destinação, menor será o custo para o município com o transporte ao aterro e maior será a renda da associação de catadores.