09 JUN 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju leva Zé Gotinha no “Dia Nacional da Imunização” para incentivar vacinação de crianças
Ação visa incentivar pais e responsáveis a monitorarem a Caderneta de Vacinação, atualizando-a e em caso de dúvidas, buscando ajuda na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Um dos personagens mais históricos e conhecidos da saúde pública “deu as caras” nos CIEI’s de Maracaju, nesta quinta-feira 09-06, data em que se comemora o Dia Nacional da Imunização.

O objetivo foi atrair e chamar a atenção das crianças e seus pais ou responsáveis para a necessidade de se olhar com atenção a Caderneta de Vacinação e em caso de dúvidas, levar até a Unidade Básica de Saúde mais próxima da casa para contar com a ajuda de um profissional de saúde.

Sabemos da importância que a vacinação tem para todos, especialmente para as crianças, imunizando-as e protegendo-as de enfermidades que podem deixar sequelas para toda a vida, inclusive adulta. Conclamamos aos pais e responsáveis, foram dois anos intensos de pandemia, período em que nos preservamos, fazendo o estritamente necessário, inclusive deixamos de sair e fazer coisas básicas como cuidar de nossa saúde e de nossos filhos, agora é o momento de retornarmos e atualizar a Caderneta de Vacinação.” Esclareceu Daise de Oliveira, Coordenadora de Imunização de Maracaju.

Sobre o Zé Gotinha: O Zé Gotinha foi um personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa para a campanha de vacinação contra o vírus da poliomielite realizada pelo Ministério da Saúde. Seu principal objetivo era tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças.

CONFIRA O CRONOGRAMA DO MÊS DA IMUNIZAÇÃO

11-06 (Sábado) – Visita do Zé Gotinha no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza

20-06 (Segunda-Feira) – CIEI Maria Dalphina Rezende de Castro – Avaliação do Cartão Vacinal das Crianças.

21-06 (Terça-Feira) – CIEI Joana Sayd (Vista Alegre) – Avaliação do Cartão Vacinal das Crianças.

23-06 (Quinta-Feira) - CIEI Maria Dalphina Rezende de Castro / CIEI São Benedito – Avaliação do Cartão Vacinal das Crianças.

24-06 (Quarta-Feira) - CIEI São Benedito – Avaliação do Cartão Vacinal das Crianças.

27-06 a 08-07 – Treinamento teórico e prático de imunização para as equipes de enfermagem pública.

Vacinas de rotina e Campanha de Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde, vacinas contra a COVID-19 no ESF Egídio Ribeiro (Próximo a AABB).