20 JUN 2022
SAÚDE
Atenção na Saúde: Profissionais da Rede Municipal passam por capacitações em Maracaju
Foto Noticia Principal Grande
Imagem de arquivo, de outras capacitações em saúde que já aconteceram este ano, na atualização de várias equipes
Intenção da Prefeitura Municipal de Maracaju é manter os profissionais da rede atualizados, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares. Cursos começam na quinta-feira (23)

A partir desta semana até o início de julho, vários profissionais da Rede de Saúde de Maracaju passarão por treinamentos específicos para cada área de atuação. São as capacitações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, visando atualizar os conhecimentos das equipes e melhorar ainda mais os atendimentos prestados aos pacientes.

Em torno de 350 profissionais passarão pelas capacitações, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, incluindo também dentistas, auxiliares, psicólogos, nutricionistas, agentes de saúde e de endemias e assistentes administrativos. Os cursos serão realizados no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Maracaju, na Câmara de Vereadores e, algumas capacitações, em unidades de saúde.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha, esse é um momento importante e de oportunidade para esses profissionais depois de dois anos de pandemia sem praticamente nenhum treinamento. “Quando o profissional sabe o que está fazendo, temos mais resolutividade em nossos atendimentos e por isso, é nossa responsabilidade prepará-los e capacitá-los. A gente cuida dos profissionais, para que eles atendam bem e cada vez melhor a comunidade”, destacou.

Cronograma

As capacitações irão abranger áreas como de saúde bucal, matriciamento, endemias, pré-hospitalar e imunização.
Além disso, a Secretaria de Saúde ainda está planejando a realização de capacitações para os profissionais da saúde com os temas “Educação em Saúde e Gestão Pública”, “Atendimento Pediátrico e Puericultura Integrativo e Intervenção Precoce”, “Procedimentos de imobilização ortopédicas”, “Infectologia e Pós-Covid. Temas que também são importantes de serem discutidos e ministrados para os profissionais.

Nesta quinta-feira (23), acontece a capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal com o tema “Atendimento do menor desacompanhado”, considerando as demandas expressivas de variadas complexidades. E, em parceria com a Vigilância Sanitária, as atendentes de saúde bucal e os técnicos de enfermagem, trabalharão sobre a utilização dos testes biológicos para esterilização nas autoclaves.

Já na sexta-feira (24) será a vez da capacitação para profissionais de saúde quem realizam atendimento pré-hospitalar em Maracaju. De 24 à 26/06, com o conteúdo: Legislação do APH, Portaria 2.048,  atendimento inicial ao politraumatizado (XABCDE), imobilizações, diversos tipos de traumas, parto, queimaduras, desfibrilador, com aulas teóricas e estações práticas.

E, de 27/06 à 01/07, e de 04/07 à 08/07, acontece o curso de Imunização, dividido em seis módulos. Esta capacitação será importante, para atualizar e melhor preparar os profissionais das unidades que vacinam e que atendem esse tipo de demanda. A capacitação será por meio de aulas teóricas para embasamento de conteúdos e práticas, da utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho na sala de vacinação, discutindo experiências do cotidiano assistencial por meio do curso Teórico e Prático de Imunização.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maracaju