21 JUN 2022
Finalista de Maracaju disputa etapa estadual do 1º Desafio das Merendeiras nesta semana
Com a receita “Purê de mandioca com carne de panela e legumes”, Adriele Samuel Fonseca representa o município na grande final do evento idealizado pelo Sebrae/MS, parte do programa Cidade Empreendedora

Nesta sexta-feira (24), em Campo Grande, profissionais da Região Sul de Mato Grosso do Sul disputam a final do 1º Desafio Estadual das Merendeiras, promovido pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora. De Maracaju, a finalista da etapa municipal, Adriele Samuel de Souza Fonseca, disputará a etapa estadual com a receita “Purê de mandioca com carne de panela e legumes”.

Nesta última etapa, a competição será realizada em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Senac, envolvendo participantes de 20 municípios do Estado, integrantes do programa Cidade Empreendedora, que é executado em conjunto com as prefeituras municipais. Cinco deles são da Região Sul de Mato Grosso do Sul. Os profissionais finalistas representam os municípios de Amambai, Dourados, Maracaju, Nova Andradina e Rio Brilhante.

A proposta deste desafio é valorizar o trabalho das merendeiras que preparam as refeições diariamente para os estudantes em escolas e CIEIS. Como requisito da disputa, é fundamental a construção de receitas mais saudáveis e que contemplem o uso de alimentos da agricultura familiar.

A finalista de Maracaju está há 15 anos no ramo da cozinha e atualmente trabalha no CIEI São Benedito. Aos 37 anos, se diz escolhida pela profissão e que não se vê fazendo outra coisa, tanto que foi a escolhida da etapa municipal com a receita que ela mesma desenvolveu. Para ela, o segredo dos pratos depende do sentimento na hora do preparo. “Não é só colocar um ingrediente na panela e servir, você tem que por amor no que faz. É gratificante ver o olhar das crianças e ouvir elas dizendo: ‘Nossa tia, seu papa tá gostoso’ e essa competição vem para reconhecer e valorizar o nosso trabalho”, ressalta Adriele.

Programação

Os pratos elaborados pelos finalistas serão apresentados a um novo comitê, formado por cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes, chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.
A final será realizada em dois momentos: pela manhã, no prédio Senac Turismo e Gastronomia, quando os participantes preparam as receitas e as apresentam aos jurados. Já a cerimônia de premiação terá início às 19h, na sede do Sebrae, em Campo Grande, com transmissão, ao vivo, pelo Youtube.

(Com informações do Sebrae/MS)

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maracaju