24 JUN 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju promove capacitação em Saúde Bucal e Atendimento pré-hospitalar
Os eventos são parte do cronograma de capacitações que iniciaram esta semana e seguem até julho. A presidente do CRO/MS participou e fez importantes considerações sobre a atenção odontológica do município

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo duas semanas intensas de capacitações para vários profissionais que atuam na rede de saúde do município. São médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos, dentistas, auxiliares e, ainda, agentes de endemias e agentes administrativos. Mais de 300 profissionais serão capacitados, com o objetivo de atualizarem o conhecimento técnico para melhorar ainda mais o atendimento prestado a população.

Nesta quinta-feira (23), foi realizada a capacitação para dentistas e auxiliares de saúde bucal. A palestra “Aspectos legais do atendimento a crianças e adolescentes”, foi ministrada pela conselheira e odontopediatra, Ana Paula de Souza e, a palestra “Biossegurança”, pela conselheira e professora de cursos de Auxiliar de Saúde Bucal, Juliana Frigeri.

Essas palestras foram realizadas em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, também com o destaque para que, cada vez mais, os pacientes sintam-se acolhidos, atendidos com qualidade e de forma segura.

A capacitação em Saúde Bucal contou ainda com a participação da presidente do CRO/MS (Conselho Regional de Odontologia do Estado), Dra. Silvânia Silvestre, que fez importantes considerações na atenção odontológica do município, e sobre a qualidade dos materiais utilizados nas unidades de saúde. Também estiveram presentes a Coordenadora de Saúde Bucal do Município, Dra. Vânia Toyokawa Monteiro e o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Caminha.

Atendimentos pré-hospitalar

Já nesta sexta-feira (24) foi a vez da capacitação para profissionais de saúde que realizam atendimento pré-hospitalar em Maracaju. O curso vai de 24 à 26/06, com o conteúdo: Legislação do APH, Portaria 2.048, atendimento inicial ao politraumatizado (XABCDE), imobilizações, diversos tipos de traumas, parto, queimaduras, desfibrilador, com aulas teóricas e estações práticas.

Próxima capacitação

De 27/06 à 01/07, e de 04/07 à 08/07, acontece o curso de Imunização, dividido em seis módulos. Esta capacitação será importante, para atualizar e melhor preparar os profissionais das unidades que vacinam e que atendem esse tipo de demanda. A capacitação será por meio de aulas teórico-práticas e da utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho na sala de vacinação, discutindo experiências do cotidiano assistencial por meio do curso Teórico e Prático de Imunização.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maracaju