29 JUN 2022
Maracaju recebe novo equipamento para monitorar qualidade da água
Durante evento realizado em Campo Grande, representantes da Vigilância Sanitária de vários municípios do estado, receberam um medidor de cloro, por meio do programa Vigiagua

A Vigilância Sanitária de Maracaju recebeu um novo equipamento para monitorar a qualidade da água. É o medidor de cloro, colorímetro, fornecido por meio do programa Vigiagua para vários municípios do estado. A entrega aconteceu nesta terça-feira (28) durante a reunião de aprimoramento do Vigiagua, no auditório da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

O aparelho Colorímetro DLN-CL será utilizado no programa de monitoramento da qualidade da água distribuída no município via programa Vigiagua, e, também será utilizado para atender as necessidades decorrentes de certificação de qualidade de produtos manipulados para consumo humano. De Maracaju, participaram da reunião os servidores Sebastião Estival e Mario Robles.

Sobre o programa:

O Vigiagua é um programa implementado pelo Governo Federal e conduzido pelos estados. O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para consumo humano no Brasil.

Instrumento de implementação das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano, o Vigiagua consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de promoção da saúde e prevenção dos agravos transmitidos pela água.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maracaju