01 JUL 2022
Servidores de Maracaju e Rio Brilhante participam de capacitação sobre recursos para o serviço público
Evento foi realizado no auditório da Assema, em Maracaju, durante esta quinta-feira (30)

Servidores públicos de Maracaju e de Rio Brilhante participaram nesta quinta-feira (30) de um curso sobre elaboração de projetos para captação de recursos para o serviço público. O curso foi realizado no auditório da Assema (Associação Empresarial de Maracaju), reunindo gestores públicos entre secretários, gestores de desenvolvimento e técnicos dos dois municípios.

A realização é do Sebrae, como iniciativa do programa Cidade Empreendedora e da Prefeitura de Maracaju, com a intenção de aprimorar conhecimento sobre o tema e sobre os processos de gestão municipais para melhor aplicação dos recursos públicos. Segundo a organização, o curso também é importante para entender mais sobre o funcionamento e cadastro dos projetos para a captação e financiamento público.

Por ser um curso bem técnico, o conteúdo aplicado compreende diferentes questões como: Introdução a Captação de Recurso; Lei de Incentivo à Cultura; Lei de Incentivo ao Esporte; Plataforma Mais Brasil; Emendas Parlamentares; Agentes Multilaterais e Bilaterais; e, ainda, Editais de Fontes Nacionais e Internacionais; Captação de Recursos com Empresas; Captação de Recursos com Indivíduos e Fontes de Captação de Recursos reembolsáveis (financiamento).

De acordo com o analista técnico do Sebrae/MS, Arthur Banzatto, o curso possibilitou que os servidores ampliassem a visão para captação de recursos. “Os gestores públicos e os atores privados de ambos os municípios que estiveram presentes no curso aprenderam bastante com a experiência, o conhecimento e a didática do instrutor Jonas Gomes. Foram apresentadas informações valiosas sobre as principais plataformas de captação de recursos, fontes de recursos nacionais e internacionais, além de orientações bem detalhadas sobre o passo a passo de como elaborar e executar um projeto bem-sucedido”, afirmou o analista

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura de Maracaju, Rafael Fernandes Jara, o encontro foi um momento para compartilhar experiência e conhecimento. "O curso foi muito produtivo, conseguimos ter uma percepção e mais conhecimento nessa parte de captação de recursos, foi um conteúdo bastante apreciativo para que possamos buscar mais nessa questão de onde buscar mais investimentos para a cidade. Além disso, aprendemos toda a questão das regulamentações, leis de incentivo e poder regulamentar dentro do nosso município", disse Rafael.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Maracaju