09 AGO 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju anuncia horário estendido de atendimento na CAF (Farmácia Central) e para o ambulatório da UBS Balbino Corrêa de Lima
A partir de 10-08, UBS passará a atender até às 21 horas para atendimentos nas classificações amarela, verde e azul, acima disso, recomendação é se dirigir ao Hospital Soriano Corrêa, entenda.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar mais uma inovação, visando melhorar o atendimento e possibilitar um desafogamento nos atendimentos do Hospital Soriano Corrêa da Silva, ampliará a partir de 10 de Agosto o horário de atendimento da Unidade Básica de Saúde Balbino Corrêa de Lima ocorrendo das 17 às 21 horas.

Segundo Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde e iniciativa visa proporcionar a comunidade um outro local de atendimento que também contará com médicos e outros profissionais de saúde de plantão para agilizar casos de baixa complexidade, classificados como “verde, amarelo e azul”, deixando casos mais graves “laranja e vermelho”, exclusivamente para o Hospital de Maracaju.

Para nós é motivo de alegria anunciar este horário estendido, afinal estamos ampliando os trabalhos da saúde maracajuense, sem deixar de perder a qualidade, compreendemos que nossa população está em franco crescimento e essas alternativas agilizam atendimentos para nossa gente. Iremos reforçar as campanhas de orientação, visando destinar para a UBS os atendimentos menos complexos e os mais complexos para o Hospital, possibilitando assim que todos sejam atendidos com uma maior agilidade.” Explicou Thiago Caminha.

O Secretário explicou que atendimentos na Unidade Básica de Saúde Balbino Corrêa de Lima serão de classificações amarela (crise asmática, dor de cabeça intensa, dor abdominal com náuseas e vômitos, ferimentos menores, estado de pânico, febre alta, branco espasmo, dor de ouvido moderada a grave); verde (pequenas lesões e fraturas fechadas, dor abdominal sem alterações em sinais vitais, vômitos e diarreias sem desidratação, idosos, gestantes e pessoas com deficiência, lombalgias, abcessos); azul (dor leve, escoriações, contusões e distensões, procedimentos simples, como curativos e receitas médicas), bem como os atendimentos do Hospital Soriano Corrêa da Silva serão de classificações laranja (incapacidade de formular frases completas, taquicardia acentuada, alteração de estado de consciência, dor pré cordial ou cardíaca, tentativas de suicídio, desconforto respiratório grave, crise convulsiva) e vermelhas (risco de vida, parada cardiorrespiratória, situações de choque, respiração ineficaz, perfurações e hemorragias, politraumatismo, queimaduras graves, lesão em coluna vertebral).

Thiago Caminha ainda declarou que o objetivo é atender a todos, não deixando ninguém sem atendimento, por isso, além de possibilitar o horário estendido na UBS, tal iniciativa representa uma reorganização nos atendimentos, objetivando apenas atender com melhor qualidade e celeridade a população, inclusive, dentro deste regramento, atender dentro do tempo adequado cada cor sinalizadora, conforme explicitado a seguir:

• Amarelo (Urgente) – Unidade Básica de Saúde Balbino Corrêa de Lima – Atendimento em até 60 min;
  • Verde (Pouco Urgente) - Unidade Básica de Saúde Balbino Corrêa de Lima – Atendimento em até 120 min;
  • Azul (Não urgente) - Unidade Básica de Saúde Balbino Corrêa de Lima – Atendimento em até 240 min;
  • Laranja (Muito urgente) – Hospital Soriano Corrêa da Silva – Atendimento em até 10 minutos;
  • Vermelha (Emergência) – Hospital Soriano Corrêa da Silva – Atendimento Imediato

Reforçando que os tempos de espera de atendimento acima são projetados, podendo ocorrer de forma ainda mais antecipada, conforme a fila de atendimentos.