03 JAN 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju adere ao “Janeiro Branco”, mês dedicado a Saúde Mental e Emocional
Município conta com ampla rede de Psicólogos, Médico Psiquiatra e ainda investe na construção da nova sede do CAPS.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que aderiu a Campanha Janeiro Branco, mês voltado especialmente a Saúde Mental e Emocional das pessoas.

De acordo com o Secretário Thiago Caminha, chamada de “doença do século”, enfermidades da mente são ligadas diretamente a tristeza recorrente, ansiedade e até mesmo a depressão, prejudicando a vida das pessoas, por isso, Maracaju tem investido fortemente neste segmento.

Temos que acima de tudo dizer que doenças ligadas a mente, especialmente depressão, não é frescura, falta de Deus, entre outros mitos divulgados erroneamente pelas pessoas, trata-se de uma enfermidade séria e que pode e deve ser tratada, contamos com uma ampla rede de profissionais como médicos psiquiatras e psicólogos, atuando na Rede Municipal de Saúde, especialmente no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, por isso, sentindo tais sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa ou o CAPS, estamos prontos para te ajudar.” Afirmou Thiago Olegário Caminha.

Para iniciar o tratamento na unidade o paciente passa por uma triagem e em seguida recebe o atendimento indicado, como consultas médicas, apoio psicológico e social. O CAPS funciona de segunda à sexta, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17h.

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) atende na Rua Francisco Alves Marcondes, nº 40, Bairro Vila do Prata.

Novo CAPS

Está em construção o novo CAPS, sede própria que atenderá no Bairro Jardim Guanabara objetivando justamente dar mais conforto e atenção aos pacientes.
A unidade conta com investimentos de mais de R$1,5 milhão, verba oriunda de emendas parlamentares da Senadora Soraya Thronicke, e do Deputado Federal, Tio Trutis, além de aplicação de contrapartida com recursos do próprio município.

O que é o Janeiro Branco?

O “Janeiro Branco” é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.
É, também, o nome do Instituto que coordena esse movimento.
O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos.
Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos l que se abrem nas vidas de todos nós. Cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar "folhas ou telas em branco", "sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.