10 JAN 2023
SAÚDE
Secretaria de Saúde adere ao “Janeiro Roxo”, mês de Conscientização e Combate a Hanseníase
Unidades Básicas de Saúde estão aptas e preparadas para diagnosticar e atender pacientes.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que aderiu a Campanha “Janeiro Roxo” que é o mês de conscientização e combate a Hanseníase.

A Secretaria de Saúde alerta ainda que quanto mais cedo for diagnosticado, mais cedo a hanseníase poderá ser tratada, e com isso evitar sequelas. A doença tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente exames de diagnóstico e tratamento.

O diagnóstico e o tratamento da hanseníase ocorrem nas Unidades de Saúde da Atenção Primária, e é essencialmente clínico, com análise do histórico do paciente e exame dermatoneurológico (da pele e dos nervos), para avaliação de áreas da pele e/ou manchas com alterações de sensibilidade (ao toque, à dor e à temperatura).

Nossa Rede de Saúde está apta, treinada e preparada para atender pacientes, tanto no diagnóstico, quanto no tratamento, por isso, utilizamos este mês para reforçar a importância do combate a esta enfermidade, mobilizando a sociedade a conhecer e poder inclusive orientar familiares e amigos quanto a hanseníase.” Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Sobre o Janeiro Roxo

Você sabe o que é hanseníase? Muitas pessoas não sabem. Por isso, o mês de janeiro ganhou o título de ‘Janeiro Roxo’. A iniciativa de relacionar o mês a uma cor tem o objetivo de chamar a atenção para o tema e esclarecer à população sobre sintomas, prevenção e tratamento. A doença pode causar incapacidades físicas, principalmente nas mãos, pés e olhos. O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo em maior número de casos, entre os países que diagnosticam a doença, ficando atrás somente da Índia.

O agente causador da hanseníase é o Mycobacterium leprae, bactéria que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais. Assim, a doença tem alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas pela doença.

Principais sintomas e sinais: A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, que não faz o tratamento, elimina no ar, por meio da fala, tosse, espirro, o microrganismo, infectando outras pessoas. A doença pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entretanto, é necessário um longo período de exposição à bactéria, sendo que apenas uma pequena parcela da população infectada realmente adoece.

O período de incubação do vírus da doença, ou seja, tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção, dura em média de 2 a 7 anos. Assim que os sinais aparecem, progridem lentamente.

Com informações do Ministério da Saúde