09 FEV 2023
GEMUTRAN
TRÂNSITO
Com retorno de aulas em CIEI’s, Prefeitura de Maracaju reforça importância de cuidados no trânsito.
O objetivo maior é proteger crianças, pais e responsáveis, especialmente em horários de pico e grande fluxo de veículos.

A Prefeitura de Maracaju por meio do GEMUTRAN vem a público reforçar a importância dos cuidados que os usuários do trânsito como motoristas, motociclistas e pedestres devem ter, especialmente com o retorno das aulas em CIEI’s da Rede Municipal de Ensino.

Para isso, serão realizadas ações preventivas como “Blitz Educativas”, campanhas com panfletagem e ações em redes sociais, além de visitas às Unidades de Ensino, dialogando com pais, responsáveis e educadores, todos juntos, proporcionando um trânsito mais seguro para todos.

“Nosso objetivo é alertar sobre práticas comuns, mas que são infrações de trânsito, por exemplo, fila dupla, parada em local proibido, entre outras, objetivo não é punir, mas proporcionar um ambiente seguro para crianças, pais e servidores da educação, sabemos que em horários de pico, especialmente no embarque e desembarque dessas crianças, muitas vezes, há pressa e nesses momentos que acidentes podem ocorrer, por isso, toda atenção e cuidado é pouco. Gemutran segue trabalhando no sentido de orientar e conscientizar os usuários do trânsito maracajuense.” Explicou Jaime Talaveira.

Outras medidas fundamentais, visando proporcionar mais segurança e respeitar as leis de trânsito é o uso da cadeirinha para crianças de 01 a 04 anos, já dos 04 aos 7 anos e meio deve-se usar o acento de elevação e crianças maiores, entretanto, que ainda não alcançaram dez anos, devem usar o banco de trás, sempre com cinto de segurança, somente retirando para o embarque e desembarque, sempre com o acompanhamento de um maior responsável.

A orientação segue aos usuários que não possuem crianças em idade escolar, entretanto, trafegam em vias públicas próximas aos CIEI’s e escolas, devendo obrigatoriamente diminuir a velocidade e ampliar a atenção nessas localidades, como aos pais que atravessem a faixa com as crianças até o portão da escola, tanto no embarque quanto no desembarque, para maior segurança.