10 FEV 2023
PAC
Prefeitura de Maracaju convida comunidade para prestigiar sorteio do IPTU 2022, nesta sexta-feira (10).
O Imposto é o principal recurso próprio do município e possibilitou diversos investimentos em saúde, educação e infraestrutura tanto na cidade, quanto no campo.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda leva o tradicional sorteio do IPTU para a Praça Nestor Pires Barbosa, ampliando a transparência, algo intrinsecamente ligado à atual gestão, bem como, proporcionando show musical, levando um positivo evento, tratando-se de uma forma de agradecer a comunidade pela confiança que a população tem depositado ao pagar seus tributos.

O evento aberto ao público ocorrerá nesta sexta-feira 10-02 a partir das 19 horas na Concha Acústica, contando com show de Mário e Filipe, além dos sorteios de um Veículo Zero KM e uma Motocicleta Zero KM entre os contribuintes que quitaram seu IPTU e depositaram o cupom na urna.

Para o Secretário de Planejamento e Fazenda André Hadlich o IPTU é um dos principais tributos que geram recursos próprios da cidade, isto é, não dependendo de envios por parte do Governo Estadual ou Federal, possibilitando resultados mais céleres à população.

“A administração municipal utiliza este recurso para obras rotineiras como recapeamentos, tapa-buraco, construção de calçadas, entre tantas outras, além de obras grandiosas como construção e ampliação de escolas no Pacote Educação Maior e Futuro Melhor, transformação na saúde, onde Unidades Básicas de Saúde estão sendo reformadas e ampliadas, enfim, obras que estão aí, vistas facilmente pela população, mais de 85% dos contribuintes pagaram o IPTU, tanto no à vista, quanto parcelado, demonstrando a credibilidade que o Prefeito Marcos Calderan e sua equipe possuem para conduzir a gestão de nossa cidade.” Afirmou André Hadlich.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, administrar com transparência e respeito ao recurso público é mais que um dever, mas uma missão de toda sua equipe.

“Cada centavo pago pelo cidadão é fruto de muito esforço de toda sua família, por isso, nossa missão é fazer com que este recurso chegue a nossa comunidade por meio de mais obras, saúde, educação e progresso para nossa cidade. Nossa gratidão eterna a cada cidadão que contribui com o crescimento de Maracaju, vamos continuar trabalhando com muita dedicação por uma cidade mais bonita e justa com todos os seus munícipes. Convido a todos para participar do evento festivo do sorteio, mais um momento especial em família no nosso cartão postal que é a Praça Central, obra grandiosa que demonstra o nosso compromisso com nossa gente.” Afirmou Marcos Calderan.

Sobre o IPTU

Somente em 2022, foram arrecadados R$ 11.410.333,82 (Onze milhões, quatrocentos e dez mil, trezentos e trinta e três reais e oitenta e dois centavos), destinados para diversos fins, entre eles: infraestrutura urbana, melhorando a pavimentação com reparos, sinalização e recapeamento de ruas; veículos, melhorando o transporte de pacientes na saúde, proporcionando transporte para atletas da cidade no esporte e acesso mais rápido de profissionais da educação em suas rotinas de trabalho.

Além disso, foram aplicados recursos na reforma de Unidades Básicas de Saúde, muitas delas ampliadas e outras adequadas, inclusive algumas estavam sem qualquer reparo há mais de 10 anos, recebendo uma atenção especial por parte da Secretaria de Obras e Urbanismo do município.

Outro destaque é o Pacote “Educação Maior, Futuro Melhor”, são 32 milhões de reais em investimentos, boa parte deles originados do IPTU, destacando-se a construção da nova Escola Irma de Lima Matos e a ampliação de outras já existentes, inclusive CIEI’s, possibilitando um aumento significativo de vagas na Rede Municipal de Educação.

A capacitação e suporte ao homem do campo também ocorrem com recursos do IPTU, pequenos produtores de assentamentos, além de microempreendedores do perímetro urbano, são capacitados a serem atendidos constantemente por técnicos da área e recebem todo o suporte com parte desta verba.

São ações fundamentais e até rotineiras, mas que não têm sido deixadas de lado pela atual gestão, atendendo a todos, fazendo com que a cidade cresça e se desenvolva constantemente, apostando em um dos principais dizeres do Prefeito Municipal, “transformando a cidade”.

Para quem ainda não depositou seu cupom: O cupom para sorteio poderá ser preenchido com o nome do proprietário do imóvel, de seu possuidor a qualquer título ou de qualquer pessoa física ou jurídica indicada no preenchimento. O preenchimento do cupom para sorteio deverá ser feito de forma legível, especificando o nome, o endereço e o telefone do participante e deverá ser depositado em urna instalada no PAC - Posto de Atendimento ao Contribuinte, situado na Rua: Alameda dos Ipês, nº 80 – Vivendas do Vale, (Estrada que vai pra Fundação MS).

Evento: Sorteio do IPTU 2022

Data:10-02 (sexta-feira)