01 MAR 2023
SAÚDE
Com foco no conhecimento teórico e prático, a Prefeitura de Maracaju promove ações em adesão ao “Programa Saúde com Agente”.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que aderiu ao “Programa Saúde com Agente”, voltado especialmente aos Agentes de Endemias. Trata-se do maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido (metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e a distância, de forma integrada) do país.

Aproveitando a etapa de aula prática, Agentes de Endemias foram até o Cemitério Municipal, local propício para o aprendizado e que, atualmente, conta com inúmeros focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya. Na oportunidade, os Agentes promoveram ações de combate ao mosquito no local.

“Além do conhecimento prático que os Agentes de Endemias estão realizando nesta visita, focamos no combate aos focos existentes no local, afinal muitas pessoas deixam vasos com flores que com as chuvas, acabam por acumular água, propiciando os criadouros da dengue. Trata-se de mais um investimento importante, visando preparar e capacitar nossos profissionais, linha de frente de grande importância na prevenção por meio da orientação e no combate, devido aos focos já existentes.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

O Secretário também alertou sobre a importância do apoio da comunidade nesta “guerra” que o município está vivendo, salientando que há grande incidência de focos, dentro dos terrenos com imóveis habitados ou não, bem como, terrenos baldios, dependendo exclusivamente do morador que é o proprietário para a solução.

Tal fato, deve-se justamente a questão de que por mais que estejam sendo desprendidos todos os esforços, somente o Poder Público não consegue resolver a questão, por isso, participação da comunidade, eliminando focos, limpando quintais, destinando o lixo corretamente, são ações fundamentais para dar fim a essa verdadeira epidemia de dengue que o município atravessa.

Sobre o Programa Saúde com Agente

A formação é no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

Fonte: Ministério da Saúde