03 MAR 2023
GEMUTRAN
No “Mês da Mulher”, GEMUTRAN reconhece o trabalho da única motorista do Transporte Escolar na atualidade.
Atuando em uma profissão ainda predominantemente masculina, Iraci Silva Godoy, atua desde 2010 e coleciona boas histórias como servidora.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Gemutran aproveita o mês de março, “Mês Internacional da Mulher” para reconhecer e valorizar o trabalho da Servidora Pública e Motorista de Transporte Escolar Iraci Silva Godoy, única nesta área tão predominantemente masculina, e através dela, homenagear todas as mulheres condutoras da cidade.

Iraci atua no transporte público escolar desde 2010, sempre com boas referências e histórias, destacando-se em um meio, amplamente masculino.

De acordo com Jaime Talaveira, homenagear Iraci é uma forma de reconhecer todas as mulheres condutoras maracajuenses que, independentemente do tipo de veículo, têm obtido bons resultados e baixos índices de acidentes, conforme destaca o próprio Detran-MS.

“As mulheres vêm conquistando gradativamente seu espaço na sociedade, e no trânsito não é diferente. Dirigindo carros, pilotando motos ou até transportando crianças em veículos escolares e conduzindo transporte coletivo, apesar do público feminino representar ainda, a minoria dos motoristas habilitados, as mulheres são minoria quando se trata no envolvimento de acidentes de trânsito e ainda assim, as estatísticas comprovam que, proporcionalmente o número de infrações cometidas pelas mulheres no trânsito é menor que o dos homens.” Explicou Jaime Talaveira, Gerente do Gemutran.

Dados

Conforme a Diretoria de Habilitação do Detran-MS, aponta que do total de condutores habilitados no Estado, 1.298.023, apenas 477.165 são mulheres. Dos novos habilitados nos últimos dois anos, o número também é menor que a metade, representando 27.413 de 59.945.

O cenário não difere em âmbito nacional. Em março de 2021 a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), divulgou que as mulheres representam 35% do total de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todo País, correspondendo a 25,8 milhões de motoristas.

Mulheres correspondem a apenas 21% do número de mortes no trânsito em 2021. Dos 54 acidentes fatais, 11 foram mulheres, sendo sete em motocicletas e quatro em automóveis. Em contrapartida, 32 homens morreram em acidentes de motos, seis em carros, dois em bicicletas e três como pedestres.

Fonte:  Detran/MS