07 MAR 2023
SAÚDE
Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia “, 10ª Conferência Municipal de Saúde será realizada nos dias 13 e 14 de Março em Maracaju.
O evento conta com o apoio da Prefeitura e debaterá eixos como: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia e Amanhã será outro dia para todas as pessoas.

Nos próximos dias 13 e 14 de Março será realizada em Maracaju a 10ª Conferência Municipal de Saúde, contando com o apoio da Prefeitura, trata-se de mais um evento de valorização e debate da saúde pública como um todo, especialmente do maior sistema de saúde do mundo, o SUS – Sistema Único de Saúde.

Neste ano teremos a responsabilidade de avaliar a situação de saúde, elaborar propostas que atendam às necessidades de saúde do povo brasileiro e definir as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde Nacional e Estadual (2024-2027), os Planos de Saúde Nacional e Estadual (2024-2027), e revisão do Plano Municipal de Saúde, elaborado para os anos de 2022 a 2025.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, na atualidade o Conselho Municipal de Saúde é um grande parceiro, tanto como fiscalizador, bem como, conselheiro dos atos da saúde de Maracaju.

“A saúde pública é dirigida a várias mãos, especialmente por meio do trabalho voluntário dos conselheiros e apaixonados pelo nosso Sistema Único de Saúde, por isso, seja como prestador de serviço, profissional da saúde ou usuário, fundamental é a participação de todos, afinal daqui saem as grandes decisões que refletem diretamente em nossas vidas.” Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Sobre a Conferência Municipal de Saúde

As Conferências de Saúde são momentos riquíssimos onde podemos discutir e avaliar a Saúde no âmbito municipal, estadual e nacional e têm sua relevância reconhecida para fortalecimento do processo democrático de participação social na gestão do SUS, e para construção de diretrizes para formulação de políticas públicas de saúde que atendam os anseios e necessidades da população e constituem-se, portanto, como espaços potentes de participação política da população em defesa da saúde como direito das pessoas e de coletividades, do Sistema Único de Saúde (SUS), da democracia e do bem-estar de todos os brasileiros e têm a representação dos vários segmentos sociais que constituem os diferentes territórios de abrangência, “para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes” (Lei Federal no 8142/90, Art. 1º, Parágrafo 1º). As Conferências são, portanto, dispositivos previstos na legislação brasileira e compõem a arquitetura do Estado Democrático de Direito, conforme determina a Constituição Brasileira.

Evento: 10ª Conferência Municipal de Saúde;

Data: Dias 13-03 às 18:00 horas e 14-03 às 13:00 horas;