04 ABR 2023
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju informa a disponibilização de suplemento de Vitamina A, nas Unidades Básicas de Saúde.
O público-alvo são crianças de 06 meses a 04 anos, 11 meses e 29 dias.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde vem a público informar que está reforçando orientações aos pais e responsáveis sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A. Crianças com idade entre 06 meses a 5 anos incompletos (04 anos, 11 meses e 29 dias) precisam tomar a dose da vitamina na Unidade Básica de Saúde mais próxima a cada seis meses.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, foi instituído pelo Ministério da Saúde com o objetivo de controlar a deficiência nutricional e contribuir para a redução da mortalidade infantil.

A deficiência de Vitamina A trata-se de um problema de saúde pública, segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, a suplementação profilática de Vitamina A deve fazer parte de um conjunto de estratégias e associada à diversificação de dieta. A deficiência desta vitamina pode trazer diarréia, problemas oculares como diminuição da sensibilidade à luz levando a cegueira parcial ou total, problemas no crescimento e desenvolvimento infantil.

Unidades Básicas de Saúde que estão ofertando: ESF Ambrózio, ESF Balbino, ESF/UBS Cambaraí, ESF Egídio Ribeiro, ESF Jardim Guanabara, ESF Olívio, ESF. Orestes, ESF/UBS Nestor Muzzi, ESF Olídia Rocha, ESF. Vitória Marcondes (Vista Alegre), ESF Rural - Santa Guilhermina, Quilombo e Valinho e Posto Central.

Horário das 07 às 10:30 e das 13 às 16:30 horas.