16 AGO 2023
SAÚDE
Agosto Dourado: Muda de Ipê Branco é plantada na área da futura Clínica da Mulher.
Anexo ao Hospital, futuro local servirá para nascimento dos novos e novas maracajuenses, totalmente alusivo ao Agosto Dourado, mês alusivo à amamentação.

Um ato simbólico e muito importante foi realizado pelos servidores do Hospital Soriano Corrêa da Silva e a Primeira-Dama do município, Meire Calderan na manhã desta quarta-feira 16-08, fazendo parte das ações do “Agosto Dourado”.
Na ocasião foi plantada uma muda de Ipê Branco, planta nativa e fornecida pela Secretaria Estadual de Saúde, tal cor, foi escolhida, justamente pela sua semelhança ao leite materno, branco, mas repleto de benefícios para a saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

Além disso, neste mês, diversas ações alusivas ao incentivo à amamentação por parte da mãe para seus bebês estão sendo realizadas, entre elas palestras e orientações.
O município conta com alta natalidade mensal, estimadamente cerca de 70 crianças nascem mensalmente no Hospital de Maracaju, totalmente gratuito, atendendo com a excelência do SUS – Sistema Único de Saúde e a forte aplicação de recursos próprios por parte da administração municipal.

SOBRE O AGOSTO DOURADO
O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.
São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade. A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) está focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança, sendo considerada um veículo de promoção do aleitamento.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024