29 SET 2023
PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Planejamento: Em reunião, Prefeitura de Maracaju analisa LOA, Lei Orçamentária Anual para 2024.
Objetivo da reunião foi de planejar e nortear os investimentos e aplicações dos recursos.

Na tarde desta terça-feira, 26-09, o Prefeito de Maracaju, Marcos Calderan e o Secretário Municipal de Planejamento e Fazenda, André Hadlich reuniram-se junto a comissão de planejamento com apoio da empresa de Consultoria MKJ, visando realizar uma análise completa e criteriosa do Orçamento de 2024.

O objetivo foi de contemplar todas as despesas, receitas e investimentos que serão realizados pelo município ao longo de 2024, último ano da atual gestão.

Nesta etapa, não foram apresentados os valores oriundos de recursos federais e estaduais, frutos de convênios, por isso, baseou-se inicialmente nos recursos próprios, exceto na apresentação dos possíveis valores a serem repassados pelo Governo Federal para cumprimento do Piso Nacional da Enfermagem, conforme o exposto, ainda insuficientes e dependentes de grande aplicação de recursos próprios para o cumprimento, tema este que ficou para ser debatido mais detalhadamente, assim que tiverem maiores detalhes sobre a arrecadação prevista.

O trabalho da Comissão de Orçamento apresentou ainda mais projeções, apostando no equilíbrio das contas, princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal e tudo que o município vem realizando, aplicando o recurso do imposto do cidadão da maneira correta e transparente.

Além do Prefeito, Secretário de Fazenda, Heydee Marcie Queiroz Molossi (Supervisão de Planejamento e Orçamento), Kalita Garcia Kaparoz (Assessoria Institucional de Projetos), Helton Mendonça Matos (Departamento de Licitação e Contratos), Alander Matheus Taube de Lima (Supervisão de Administração), Mariana Morales Marques Quadros (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) e equipe da Consultoria MKJ.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação