A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), está com inscrições abertas para o Protetor Cidadão, programa que visa cadastrar protetores independentes e ONGs que atuam na defesa e cuidado dos animais no município.
O objetivo é planejar com mais eficiência as ações de saúde pública voltadas aos animais, fortalecer as parcerias e garantir a participação ativa dessas instituições e voluntários na Campanha de Vacinação Antirrábica 2025. O cadastro deve ser realizado até 31 de julho de 2025.
Entre os serviços gratuitos oferecidos pela UVZ, estão:
· Vacinação Antirrábica – cães e gatos a partir de 90 dias;
· Vacinação Polivalente – cães a partir de 45 dias (proteção contra cinomose, parvovirose, leptospirose e mais);
· Teste rápido e sorologia para leishmaniose visceral canina;
· Encoleiramento com coleira de deltametrina 4%;
· Esterilização cirúrgica com microchip.
Podem se cadastrar ONGs e protetores independentes que realizam resgates voluntários de cães e gatos, prestam assistência aos animais acolhidos, promovem adoções responsáveis e mantêm fluxo de doações, não se caracterizando como acumuladores ou santuários. A inscrição está condicionada à realização de uma Visita Sanitária no local de abrigo dos animais, sendo que a recusa desta visita implicará na invalidação do cadastro.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail saude.zoonose@maracaju.ms.gov.br, pelos telefones 3454-5041 e (67) 98478-0041 (ligações e WhatsApp).