Maracaju dá mais um passo importante na modernização do atendimento em saúde. Agora, os pacientes do SUS podem realizar consultas com especialistas por meio de teleatendimento, graças ao Projeto DigSaúde MS, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fiocruz, que está levando a Saúde Digital a todos os municípios de Mato Grosso do Sul.
A novidade representa mais um investimento da Prefeitura de Maracaju e da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de agilizar o acesso aos especialistas, reduzir filas, evitar deslocamentos e garantir diagnósticos mais rápidos e precisos.
Com o teleatendimento, mesmo que o especialista não esteja na cidade, o paciente pode ser atendido remotamente, com suporte da equipe local, tornando o processo mais eficiente e acessível. Todas as unidades de saúde do município já estão equipadas para oferecer este serviço.
Entre as especialidades disponíveis estão: Endocrinologia (Adulto); Geriatria; Neurologia (Adulto); Neuropediatria; Nutrição; Estomatologia; Obstetrícia; Ortopedia (Adulto); Pediatria; Pneumologia (Adulto); Psiquiatria (Adulto); Psicologia e Reumatologia (Adulto).
Para participar, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima e solicitar encaminhamento para teleconsulta. A equipe local se encarregará de organizar o agendamento, junto a regulação municipal, e o atendimento ocorrerá na própria unidade de saúde.
O Projeto DigSaúdeMS é um marco na integração entre tecnologia e saúde pública, aproximando pacientes e profissionais e consolidando a visão de uma gestão moderna e humanizada.