Fake News
AVALIAR

A Prefeitura Municipal de Maracaju esclarece notícias falsas que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem sobre o enfrentamento a pandemia provocada pelo covid-19.

É fake news o informativo da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde, que circulou em aplicativos de mensagem, no formato de imagem intitulado “DENUNCIE AGLOMERAÇÕES”, incluindo em destaque para contato o número de telefone "8478-0021". A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que o número mencionado para recebimento de denúncias é um canal de atendimento da ouvidoria municipal, aberto até as 17:00h, referente à fiscalização da prefeitura na área comercial (bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, supermercados), quanto às medidas de segurança (uso da máscara e álcool em gel), podendo a polícia ser acionada quando houver aglomerações nesses locais. Em relação a aglomerações após as 17:00h (pessoas reunidas em eventos acima do permitido, sem o distanciamento adequado) somente entrando em contato com as autoridades policiais, neste caso a polícia militar tendo em mãos a relação do plantão da prefeitura, e dependendo do caso, eles acionam os fiscais da prefeitura (vigilância sanitária, obras e/ou PAC) pra irem juntos, uma vez que os fiscais não tem poder de polícia. Quaisquer outros canais de atendimento para prestação de serviços por parte da secretaria de saúde, através da vigilância epidemiológica municipal, são divulgados no portal da Prefeitura de Maracaju por meio das páginas da secretaria de saúde e da controladoria municipal  - ações de combate ao coronavírus.

Vídeo Vinculado
02/03/2020
Coronavírus - Fake News
As fake news são um grande obstáculo no combate ao coronavírus (COVID-19). Além de desinformar, elas podem gerar um alarde desnecessário entre a população e, ao invés de conter a doença, facilitar com que ela se espalhe. Por isso, antes de compartilhar notícias sobre o coronavírus (COVID-19) ou outras mensagens de saúde, confirme a veracidade delas. Siga as orientações do Ministério da Saúde e não deixe o coronavírus, nem as fake news se espalharem. Saiba mais em saude.gov.br/coronavirus, maracaju.ms.gov.br/portal/saude ou pelo whatsapp...