A Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
A Coleta porta a porta teve início em agosto de 2015. Em janeiro de 2016, a coleta seletiva atendia 50% da população urbana e em abril do mesmo ano, houve uma expansão no número de bairros atendidos para 71,77%. No ano de 2017, a coleta seletiva se expandiu para todos os bairros do município de Maracaju, atendendo 100% dos bairros na área urbana e o distrito de Vista Alegre.
Compete a SEDEMA/COOPAM divulgar o cronograma de atendimento da coleta seletiva, realizar palestras de Educação ambiental nas escolas, apresentando o programa de Coleta Seletiva. Fornecer recursos para otimizar a coleta dos recicláveis e fornecer apoio técnico.
Plano de Coleta Seletiva de Maracaju-MS.
Não se aplica.