O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da assistência social que oferece serviços, programas e benefícios sociais de proteção social básica, com foco em famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. É a porta de entrada para a rede socioassistencial, oferecendo acolhimento, orientação, encaminhamento para outros serviços e projetos.
Principais funções do CRAS:
Oferta de serviços socioassistenciais:
Oferece serviços como cadastro no CadÚnico, orientação sobre direitos e benefícios sociais, apoio para resolver dificuldades de convivência, encaminhamento para outros serviços da rede.
- Prevenção de riscos sociais:
Tem como objetivo prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
- Articulação da rede socioassistencial:
Promove a organização e a articulação das unidades da rede socioassistencial, garantindo o acesso aos serviços e benefícios.
- Fortalecimento de vínculos familiares e comunitários:
Busca fortalecer a convivência familiar e comunitária, promovendo a participação social e o desenvolvimento da autonomia.
- Atendimento a famílias e indivíduos:
O CRAS atende pessoas em situações de risco social, como pobreza, falta de renda, ausência de vínculos familiares, entre outras.
O CRAS oferece serviços, programas, projetos e benefícios que visam prevenir situações de risco social e fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Principais Serviços:
- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV):
Atividades de convivência para crianças, adolescentes e idosos, promovendo o fortalecimento de laços familiares e comunitários.
- Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF):
Atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, com foco na identificação de necessidades e no planejamento de ações para superar dificuldades, grupos de Apoio Social etários.
- Orientação sobre programas sociais:
Encaminhamento ao setor de Cadastro Único.
Informações sobre benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.
Auxílio Natalidade, Auxílio em Situação de Vulnerabilidade Temporária, Auxílio em Situação de Desastre e Calamidade Pública, Benefício Excepcional (Lei nº 8.742/1993).
Auxilio na solicitação e acesso a documentação civil, Carteira de Passe livre municipal do Idoso e PCD, emissão de cartão CIPTEA e PCD (Lei Municipal nº 1.918), encaminhamentos para acesso a políticas setoriais.
Principais Atribuições:
- Atendimento Social: Acolhimento e escuta qualificada para identificar as necessidades de famílias e indivíduos.
- Acompanhamento Individualizado: Acompanhamento de participantes do SCFV e de suas famílias.
- Ações Comunitárias: Encontros e ações em outros equipamentos públicos para debater temas relevantes para a comunidade.
- Articulação e Fortalecimento da Rede Local: Trabalhando em conjunto com outras instituições e órgãos públicos para garantir o acesso aos direitos sociais.
- Mobilização para o Mundo do Trabalho: Apoio na busca por oportunidades de trabalho e capacitação, oferta de cursos de qualificação profissional.
- Realização de campanhas educativas e sociais.
- Os atendimentos do serviço de proteção social básica são igualmente disponibilizados na zona rural de Maracaju, através do atendimento de uma equipe volante do CRAS.